O presente trabalho aborda o desenvolvimento do jogo digital educacional "Exterminando Drogas".
Justificativa e Problema: A pesquisa justifica-se pela preocupação com o uso de drogas por crianças/pré-adolescentes e a necessidade de estratégias preventivas eficazes. O problema é a carência de recursos digitais lúdicos para prevenção às drogas ao público jovem, limitado a abordagens tradicionais.
Objetivos: O objetivo geral é apresentar e analisar o desenvolvimento do jogo como artefato de pesquisa aplicada para conscientização sobre os riscos do uso de substâncias psicoativas. Os específicos incluem: adaptar e implementar mecânicas de jogo para web, estruturar o desenvolvimento via Game Design Document (GDD), e usar narrativa para transmitir a mensagem preventiva.
Referencial Teórico: A fundamentação teórica baseia-se em estudos sobre jogos educativos (serious games) e seu potencial de aprendizagem e mudança comportamental, em conceitos de dependência e efeitos de drogas lícitas (cigarro, álcool) e ilícitas (maconha, crack), e na aplicação de estruturas narrativas, como a "Jornada do Herói".
Procedimentos Metodológicos: Pesquisa aplicada com revisão teórica e desenvolvimento iterativo de jogo no Unity, usando C# e arte 2D no Paint Tool SAI. Um protótipo web funcional foi criado com mecânicas básicas, narrativa e estilo cartunesco. Skeleton Animations otimizou desempenho e tamanho. Técnicas de polimento como coyote time e jump buffering foram implementadas, seguindo o GDD.
A pesquisa, no eixo Educação, explora um jogo digital educativo voltado à prevenção do uso de drogas, com foco em conscientização lúdica para o público infantojuvenil.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica