PISTAS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS (PATD): ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA EM ECOSSITEMA HÍBRIDOS

  • Autor
  • Aline Patrícia Sobral dos Santos
  • Co-autores
  • Arthur Carvalho Souto
  • Resumo
  •  

    A pesquisa, realizada no curso de Pedagogia da Unimontes, investiga como práticas pedagógicas híbridas mediadas por IA, RA, Metaverso e AVA podem ressignificar a formação inicial de professores de Pedagogia. Identifica-se uma lacuna no uso do método cartográfico para rastrear os percursos de aprendizagem dos estudantes. Objetiva-se agenciar tecnologias digitais emergentes e as pistas de aprendizagem. Utilizamos o método cartográfico de pesquisa-intervenção. Os resultados parciais revelam engajamento, curiosidade e desafios relacionados à infraestrutura e formação continuada, apontando a relevância da cartografia e da epistemologia reticular na construção de ecossistemas híbridos de aprendizagem.

     

  • Palavras-chave
  • Tecnologias Digitais Emergentes; Metodologia Cartográfica; Epistemologia Reticular; Formação Docente; Práticas Híbridas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica