MODELOS PEDAGÓGICOS NA EAD EM TRANSIÇÃO

  • Autor
  • Aline Patrícia Sobral dos Santos
  • Co-autores
  • Adson Leonardo Mendes Souza
  • Resumo
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    A Educação a Distância (EaD) se consolidou como modalidade de acesso ao ensino superior em instituições públicas brasileiras, porém sua expansão ainda reproduz desigualdades de acesso, infraestrutura e formação docente. Este estudo investigou os modelos pedagógicos predominantes na EaD entre 2004 e 2024 e sua resposta às transformações tecnológicas, epistemológicas e sociais. Por meio de Revisão Sistemática de Literatura em bases acadêmicas, mapearam-se a incorporação de inteligência artificial e ambientes imersivos. Os resultados parciais evidenciam contradições entre o discurso de inovação e práticas tradicionais ou tecnocráticas que negligenciam acessibilidade e diversidade cultural. Parcialmente, conclui-se pela necessidade de repensar modelos pedagógicos como construções históricas e sociotécnicas, com formação continuada de docentes e investimentos em infraestrutura digital para promover práticas formativas inclusivas na educação a distância.

     

  • Palavras-chave
  • Educação a Distância; Modelos Pedagógicos; Tecnologias Digitais Emergentes.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
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