ROBÓTICA PARA TODOS: INCLUSÃO E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

  • Autor
  • Ludimilla Lessa Bicalho
  • Co-autores
  • Andrey Guilherme Mendes de Souza , André Luis Caldeira Jorge dos Santos , Sarah Ribeiro Pereira
  • Resumo
  • A pesquisa investiga soluções para ampliar o acesso à robótica em escolas públicas por meio do desenvolvimento de um kit sustentável. A pesquisa parte de que, embora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforce a importância das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem na cultura digital — a realidade de grande parte das escolas brasileiras, sobretudo públicas, é marcada pela escassez de recursos que inviabiliza a aquisição de equipamentos tecnológicos. O problema norteador desse estudo é como tornar a robótica acessível e integrada ao cotidiano escolar, sem comprometer aspectos de sustentabilidade e viabilidade econômica. O objetivo é desenvolver um kit de robótica educacional acessível, acompanhado de materiais didáticos e estratégias de formação docente nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Como base teórica, o projeto se apoia em autores que discutem a robótica como ferramenta interdisciplinar e promotora de inovação no ambiente escolar, como De Freitas Neto e Bertagnolli (2021), Santos e Meneghetti (2024) e Andrade e Binotto (2020). A metodologia abrange revisão bibliográfica, escolha de materiais sustentáveis, modelagem e impressão 3D de protótipos, elaboração de conteúdos educativos, testes pilotos em escolas com diferentes contextos socioeconômicos, coleta e análise de dados, bem como capacitação de professores para o uso do kit. Os resultados parciais incluem a articulação entre instituições de ensino superior (Unimontes, UEMG, IFNMG e UFVJM). O projeto articula-se com o eixo temático de Tecnologias da Educação e Educação a Distância, com relevância social ao propor a democratização do acesso à cultura digital e estímulo à formação docente. A iniciativa contribui para a permanência escolar, o protagonismo estudantil e o fortalecimento da inclusão educacional por meio de práticas inovadoras e sustentáveis.

  • Palavras-chave
  • Robótica Educacional; STEM; Pensamento Computacional.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica