A pesquisa investiga soluções para ampliar o acesso à robótica em escolas públicas por meio do desenvolvimento de um kit sustentável. A pesquisa parte de que, embora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforce a importância das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem na cultura digital — a realidade de grande parte das escolas brasileiras, sobretudo públicas, é marcada pela escassez de recursos que inviabiliza a aquisição de equipamentos tecnológicos. O problema norteador desse estudo é como tornar a robótica acessível e integrada ao cotidiano escolar, sem comprometer aspectos de sustentabilidade e viabilidade econômica. O objetivo é desenvolver um kit de robótica educacional acessível, acompanhado de materiais didáticos e estratégias de formação docente nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Como base teórica, o projeto se apoia em autores que discutem a robótica como ferramenta interdisciplinar e promotora de inovação no ambiente escolar, como De Freitas Neto e Bertagnolli (2021), Santos e Meneghetti (2024) e Andrade e Binotto (2020). A metodologia abrange revisão bibliográfica, escolha de materiais sustentáveis, modelagem e impressão 3D de protótipos, elaboração de conteúdos educativos, testes pilotos em escolas com diferentes contextos socioeconômicos, coleta e análise de dados, bem como capacitação de professores para o uso do kit. Os resultados parciais incluem a articulação entre instituições de ensino superior (Unimontes, UEMG, IFNMG e UFVJM). O projeto articula-se com o eixo temático de Tecnologias da Educação e Educação a Distância, com relevância social ao propor a democratização do acesso à cultura digital e estímulo à formação docente. A iniciativa contribui para a permanência escolar, o protagonismo estudantil e o fortalecimento da inclusão educacional por meio de práticas inovadoras e sustentáveis.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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