O presente trabalho, vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI), na linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva”, tem como foco a alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem em situação de vulnerabilidade social, matriculados na Escola Municipal Prof.ª Ana Rita Gomes, em Suzano/SP. A pesquisa justifica-se pelo fato de que a educação de alunos com dificuldades de aprendizagem e em situação de vulnerabilidade social apresenta desafios significativos no processo de alfabetização. A implementação de abordagens lúdicas e inclusivas é essencial para tornar a aprendizagem mais equitativa e motivadora. A ludicidade pode criar um ambiente mais acolhedor e eficaz, respeitando as especificidades de cada aluno. Esta pesquisa visa investigar as práticas educativas, como por exemplo: as metodologias utilizadas na escola, bem como identificar as dificuldades enfrentadas pelos professores. Além, de propor soluções pedagógicas que transformem o processo de alfabetização de maneira mais inclusiva e eficiente. Investigando os principais desafios enfrentados pelos professores no processo de alfabetização dos alunos, analisar a importância das atividades lúdicas na aprendizagem, e propor e desenvolver melhorias nas estratégias pedagógicas com foco na inclusão. A problemática investigada consiste em compreender de que forma as abordagens lúdicas podem ser integradas ao processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem, promovendo uma educação inclusiva e equitativa. A fundamentação teórica baseia-se em autores como Ferreiro e Teberosky (1999), Freire (2006), Vygotsky (2001), Soares (2007), Mantoan (2003), Kishimoto e Luckesi (2011), além de documentos legais e normativos, como a Constituição Federal de 1988, a LDB, a BNCC, o ECA e a Declaração de Salamanca. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com procedimentos metodológicos que incluem observações participativas, análise documental, aplicação de formulários com professores e realização de atividades lúdicas com os estudantes. O projeto encontra-se em fase de elaboração e planejamento para futura aplicação no campo. Esta investigação contribui para o campo da Educação ao propor estratégias pedagógicas inclusivas que respeitam as singularidades dos estudantes, promovendo uma alfabetização mais equitativa. Inscrita no eixo temático “Práticas Inclusivas na Alfabetização”, a pesquisa apresenta relevância social ao propor caminhos concretos para a superação das desigualdades educacionais e para a consolidação de uma escola verdadeiramente inclusiva.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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