A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DAS VIVÊNCIAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID/CAPES)

  • Autor
  • Sabrina Camilly Oliveira Ferreira
  • Co-autores
  • Jheimily Vitória Silva da cruz , Sarah Sena de Almeida , Núbia Fabiane dos Anjos Duarte
  • Resumo
  •  

     

    Este trabalho relata a experiência vivenciada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros. O objetivo deste relato é analisar de que maneira as experiências proporcionadas pelo PIBID contribuem para a formação docente dos acadêmicos. Essa reflexão justifica-se pela necessidade de investigar como tais vivências práticas favorecem o desenvolvimento de competências profissionais, possibilitando aos futuros docentes a articulação entre o conhecimento acadêmico e a realidade da escola pública.

     

    Problema norteador e objetivos

     

    Como as experiências práticas vivenciadas pelos bolsistas do PIBID contribuem para formação docente dos acadêmicos? O objetivo deste relato é analisar de que maneira as experiências proporcionadas pelo PIBID contribuem para a formação docente dos acadêmicos.

     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

     

    A metodologia baseou-se nos estudos de Freire (1996) e Tardif (2014), com foco na reflexão prática da docência. As atividades foram planejadas em colaboração com a professora regente, envolvendo a criação de materiais pedagógicos, desenvolvimento das atividades, participação em eventos escolares e reunião com os responsáveis.

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

     

    O trabalho foi sustentado teoricamente por Freire (1996), que defende a prática educativa como um ato dialógico, humanizador e emancipador e por Tardif (2014), que reforça a importância dos saberes docentes construídos na prática cotidiana. O autor aponta que os saberes do professor não são apenas teóricos, mas emergem da experiência, da interação e da prática diária na escola.

     

    Resultados da prática

     

    Essas vivências, internalizaram uma identidade profissional mais consciente do contexto e dinâmica escolar, promoveram a construção de uma conduta docente coerente com a prática educativa. Além disso, permitiram o desenvolvimento de habilidades de planejamento, gestão de sala de aula e elaboração de materiais pedagógicos.

     

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

     

    Este relato apresenta relevância na área da Educação, uma vez que aborda a importância da vivência prática na formação dos acadêmicos. Por meio da observação e participação, compreenderam-se os desafios e potencialidades do ensino, relacionando a teoria estudada na universidade com as práticas vivenciadas no ambiente escolar, articulando-se ao eixo Saberes e Práticas educativas.

     

    Considerações finais

     

    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desempenha um papel fundamental na aproximação do licenciando com a prática pedagógica, proporcionando aos bolsistas experiências concretas no contexto escolar. Essas vivências possibilitam a construção de saberes que interrelacionam teoria e prática, configurando-se como um espaço privilegiado para o desenvolvimento de competências docentes.

     

  • Palavras-chave
  • PIBID. Prática Pedagógica. Formação Docente.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
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