Este trabalho relata a experiência vivenciada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros. O objetivo deste relato é analisar de que maneira as experiências proporcionadas pelo PIBID contribuem para a formação docente dos acadêmicos. Essa reflexão justifica-se pela necessidade de investigar como tais vivências práticas favorecem o desenvolvimento de competências profissionais, possibilitando aos futuros docentes a articulação entre o conhecimento acadêmico e a realidade da escola pública.
Como as experiências práticas vivenciadas pelos bolsistas do PIBID contribuem para formação docente dos acadêmicos? O objetivo deste relato é analisar de que maneira as experiências proporcionadas pelo PIBID contribuem para a formação docente dos acadêmicos.
A metodologia baseou-se nos estudos de Freire (1996) e Tardif (2014), com foco na reflexão prática da docência. As atividades foram planejadas em colaboração com a professora regente, envolvendo a criação de materiais pedagógicos, desenvolvimento das atividades, participação em eventos escolares e reunião com os responsáveis.
O trabalho foi sustentado teoricamente por Freire (1996), que defende a prática educativa como um ato dialógico, humanizador e emancipador e por Tardif (2014), que reforça a importância dos saberes docentes construídos na prática cotidiana. O autor aponta que os saberes do professor não são apenas teóricos, mas emergem da experiência, da interação e da prática diária na escola.
Essas vivências, internalizaram uma identidade profissional mais consciente do contexto e dinâmica escolar, promoveram a construção de uma conduta docente coerente com a prática educativa. Além disso, permitiram o desenvolvimento de habilidades de planejamento, gestão de sala de aula e elaboração de materiais pedagógicos.
Este relato apresenta relevância na área da Educação, uma vez que aborda a importância da vivência prática na formação dos acadêmicos. Por meio da observação e participação, compreenderam-se os desafios e potencialidades do ensino, relacionando a teoria estudada na universidade com as práticas vivenciadas no ambiente escolar, articulando-se ao eixo Saberes e Práticas educativas.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desempenha um papel fundamental na aproximação do licenciando com a prática pedagógica, proporcionando aos bolsistas experiências concretas no contexto escolar. Essas vivências possibilitam a construção de saberes que interrelacionam teoria e prática, configurando-se como um espaço privilegiado para o desenvolvimento de competências docentes.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica