Saberes e Práticas Educacionas na Formação dos Professores e na Geografia

  • Autor
  • Suely Fonseca Santos
  • Co-autores
  • Thauanny Ingridy da Silva , Claudemira Soares Pereira
  • Resumo
  • No contexto das transformações e desafios enfrentados pela educação contemporânea, torna-se cada vez mais urgente repensar as práticas pedagógicas de maneira mais humanizada.  Neste contexto, este trabalho tem como objetivo refletir acerca dos saberes e práticas educativas, com ênfase no papel do professor e o ensino da Geografia frente às demandas e complexidades que permeiam a educação contemporânea. Como metodologia, seguiu-se revisão bibliográfica, tendo como base os trabalhos de Mendes (2020) e Tardif (2000). Conclui-se que valorizar as experiências formativas de docentes e discentes revela-se imprescindível, especialmente no âmbito do ensino de Geografia, para a construção de práticas pedagógicas contextualizadas, significativas e comprometidas com a realidade social e cultural dos sujeitos envolvidos no processo educativo.

     

  • Palavras-chave
  • saberes, professor, geografia, práticas pedagógicas
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica