ENSINO DE GEOGRAFIA E INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS E REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ESCOLA PÚBLICA DE MONTES CLAROS

  • Autor
  • Deyvison Lopes de Siqueira
  • Resumo
  •  

    O presente relato resulta da experiência vivenciada durante o último estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. A prática foi desenvolvida em uma escola pública estadual localizada na cidade de Montes Claros/MG. A sala de aula na qual ministrei aulas de Geografia durante o estágio conta com três estudantes TDAH, todos acompanhados por professores de apoio. No entanto, percebi que, apesar da presença desses profissionais, a inclusão ainda é um desafio pouco enfrentado tanto pela equipe pedagógica quanto pela gestão escolar.

    O problema que orienta esta experiência é: Como tornar o ensino de Geografia mais inclusivo em turmas com estudantes com necessidades específicas, como o TDAH? O objetivo geral foi compreender os desafios da inclusão escolar a partir do estágio supervisionado e refletir sobre o papel do professor de Geografia frente à diversidade em sala.

    Durante o estágio, elaborei planos de aula que contemplassem diferentes formas de aprendizagem, com uso de recursos visuais, mapas, vídeos curtos que favorecessem a atenção e a participação. Busquei dialogar com os professores de apoio para adaptar conteúdos e dinâmicas.

     

  • Palavras-chave
  • Inclusão Escolar; Ensino de Geografia
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica