O presente relato resulta da experiência vivenciada durante o último estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. A prática foi desenvolvida em uma escola pública estadual localizada na cidade de Montes Claros/MG. A sala de aula na qual ministrei aulas de Geografia durante o estágio conta com três estudantes TDAH, todos acompanhados por professores de apoio. No entanto, percebi que, apesar da presença desses profissionais, a inclusão ainda é um desafio pouco enfrentado tanto pela equipe pedagógica quanto pela gestão escolar.
O problema que orienta esta experiência é: Como tornar o ensino de Geografia mais inclusivo em turmas com estudantes com necessidades específicas, como o TDAH? O objetivo geral foi compreender os desafios da inclusão escolar a partir do estágio supervisionado e refletir sobre o papel do professor de Geografia frente à diversidade em sala.
Durante o estágio, elaborei planos de aula que contemplassem diferentes formas de aprendizagem, com uso de recursos visuais, mapas, vídeos curtos que favorecessem a atenção e a participação. Busquei dialogar com os professores de apoio para adaptar conteúdos e dinâmicas.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica