DA PESQUISA AO ENSINO: A NECESSIDADE DO ESTREITAMENTO DOS LAÇOS ENTRE A ACADEMIA E A EDUCAÇÃO BÁSICA QUANTO AO ENSINO DE HISTÓRIA EM SÃO FRANCISCO-MG.

  • Autor
  • Roberto Mendes Ramos Pereira
  • Co-autores
  • Rejane Meireles Amaral Rodrigues
  • Resumo
  • A presente pesquisa trilha o estudo, análise, síntese e sistematização da produção dos Trabalhos de Conclusão de Curso (monografias) dos acadêmicos do curso de história que estudaram no campus São Francisco durante as duas décadas de existência do curso neste espaço. A relevância desse estudo está na dificuldade de acesso dos professores da educação básica às pesquisas realizadas na academia, fazendo com que essas fiquem restritas a quem é acadêmico(a) da Unimontes. Busca-se, especificamente, elencar e organizar um conjunto de trabalhos que tratam dos aspectos da história do município de São Francisco para deixar um legado para as escolas dessa cidade, ou seja, organizar uma coleção de trabalhos sobre a história local e que seja um material pedagógico para os professores da educação básica, para que os estudantes das escolas públicas e privadas, bem como a sociedade como um todo, tenha acesso ao que se produziu ao longo desse tempo. Assim, quebrar a distância entre a pesquisa e o ensino é uma das propostas de todo esse trabalho, trazendo consigo uma relavãncia social significativa, afinal os temas pesquisados nas monografias de história não estão presentes nos livros didáticos que os professores trabalham em sala de aula. A estratégia de pesquisa fundamenta-se na investigação in loco das monografias presentes na biblioteca do campus São Francisco dos acadêmicos do curso de história, elencando, analisando, lendo, sintetizando e produzindo, a partir daí, uma coleção de trabalhos da história local capaz de abordar aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais e religiosos de São Francisco-MG. Por tudo isso, discutir essa pesquisa dentro do eixo Saberes e Práticas Educativas se mostra como fundamental para se pensar o quanto a academia e a sala de aula da educação básica precisam estreitar seus laços, fazendo com que o que se pesquisa e se produz na universidade chegue nas mãos dos professores de história em sala de aula, tanto no ensino médio quanto no fundamental. 

  • Palavras-chave
  • Monografias de História. Pesquisa. Ensino
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica