VIVÊNCIAS TRANSFORMADORAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Edilane Oliveira Silva
Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros
edilane.oliveira.1650@gmail.com
Sérgio Renato Oliveira
Doutorando em Produção Vegetal na Universidade Estadual de Montes Claros
renato.oliveira@unimontes.br
Eixo: Infâncias e Educação Infantil
Palavras-chave: Educação, Estágio, Ludicidade.
Resumo – Relato de Experiência
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
O estágio supervisionado representa uma etapa fundamental na formação de futuros pedagogos, pois ele permite a vivência da realidade escolar. Essa experiência foi em uma escola na cidade de Almenara – MG, no segundo semestre de 2024, em uma turma da Educação Infantil. Essa etapa me oportunizou vivenciar a rotina pedagógica da escola, possibilitando observar e participar de atividades educativas voltadas ao desenvolvimento integral das crianças.
Problema norteador e objetivos
Compreender que atividades lúdicas podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, considerando as especificidades dessa etapa. O objetivo foi vivenciar, analisar e refletir sobre práticas pedagógicas que respeitem os ritmos e as individualidades das crianças, valorizando a ludicidade como eixo estruturante do trabalho docente.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
Contação de histórias de forma interativa, jogos didáticos, atividades em pequenos grupos e a integração da música e dança na rotina. A observação participante foi essencial para captar as expressões, dúvidas e iniciativas das crianças durante as atividades.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) ressaltam o brincar como linguagem fundamental dessa etapa. A BNCC (BRASIL,2018) na Educação Infantil que estabelece um conjunto de direitos de aprendizagem e desenvolvimento para as crianças, com foco em seis pilares: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
Resultados da prática
As atividades desenvolvidas proporcionaram avanços significativos no engajamento e na participação das crianças, despertando o interesse e a criatividade, podendo assim ter um feedback positivo, apesar dos desafios encontrados, como a ausência do suporte familiar nas atividades escolares e limitações estruturais da escola, que impactam diretamente na qualidade do atendimento às crianças.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
A experiência vivenciada demonstrou a relevância das práticas pedagógicas que colocam a criança no centro do processo educativo. A prática associa ao eixo pois evidencia o papel transformador da Educação Infantil e a importância de uma formação docente voltada à escuta sensível.
Considerações finais
O estágio supervisionado na Educação Infantil foi impactante, pois contribuiu para consolidar a minha escolha profissional e ampliar meu entendimento sobre “ser” professor. Apesar dos desafios, a experiência fortaleceu o compromisso com uma prática educativa significativa e acolhedora, destacando a responsabilidade social do pedagogo na construção de uma educação de qualidade.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica