Vivências transformadoras no estágio supervisionando em educação infantil

  • Autor
  • Edilane Oliveira Silva
  • Resumo
  • VIVÊNCIAS TRANSFORMADORAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

    Edilane Oliveira Silva

    Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros

     edilane.oliveira.1650@gmail.com

     

    Sérgio Renato Oliveira

    Doutorando em Produção Vegetal na Universidade Estadual de Montes Claros

    renato.oliveira@unimontes.br

    Eixo: Infâncias e Educação Infantil

    Palavras-chave: Educação, Estágio, Ludicidade.

     

    Resumo – Relato de Experiência

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

    O estágio supervisionado representa uma etapa fundamental na formação de futuros pedagogos, pois ele permite a vivência da realidade escolar. Essa experiência foi em uma escola na cidade de Almenara – MG, no segundo semestre de 2024, em uma turma da Educação Infantil. Essa etapa me oportunizou vivenciar a rotina pedagógica da escola, possibilitando observar e participar de atividades educativas voltadas ao desenvolvimento integral das crianças.

     

    Problema norteador e objetivos

    Compreender que atividades lúdicas podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, considerando as especificidades dessa etapa. O objetivo foi vivenciar, analisar e refletir sobre práticas pedagógicas que respeitem os ritmos e as individualidades das crianças, valorizando a ludicidade como eixo estruturante do trabalho docente.

     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

    Contação de histórias de forma interativa, jogos didáticos, atividades em pequenos grupos e a integração da música e dança na rotina. A observação participante foi essencial para captar as expressões, dúvidas e iniciativas das crianças durante as atividades.

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

    Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) ressaltam o brincar como linguagem fundamental dessa etapa. A BNCC (BRASIL,2018) na Educação Infantil que estabelece um conjunto de direitos de aprendizagem e desenvolvimento para as crianças, com foco em seis pilares: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

     

    Resultados da prática

    As atividades desenvolvidas proporcionaram avanços significativos no engajamento e na participação das crianças, despertando o interesse e a criatividade, podendo assim ter um feedback positivo, apesar dos desafios encontrados, como a ausência do suporte familiar nas atividades escolares e limitações estruturais da escola, que impactam diretamente na qualidade do atendimento às crianças.

     

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

    A experiência vivenciada demonstrou a relevância das práticas pedagógicas que colocam a criança no centro do processo educativo. A prática associa ao eixo pois evidencia o papel transformador da Educação Infantil e a importância de uma formação docente voltada à escuta sensível.

     

    Considerações finais

    O estágio supervisionado na Educação Infantil foi impactante, pois contribuiu para consolidar a minha escolha profissional e ampliar meu entendimento sobre “ser” professor. Apesar dos desafios, a experiência fortaleceu o compromisso com uma prática educativa significativa e acolhedora, destacando a responsabilidade social do pedagogo na construção de uma educação de qualidade.

     

    Referências

    BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009.

    BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018.

  • Palavras-chave
  • Educação, Estágio, Ludicidade
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Infâncias e Educação Infantil
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica