NTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA EJA-MEMÓRIAS E EMOÇÕES: REFLETINDO MINHA HISTÓRIA
Daiane Andrade Fonseca
Professor SEE/MG
daianeandrade.pessoal@gmail.com
Eliane Pereira de Oliveira
Unimontes
elianesal@yahoo.com.br
Saberes e Práticas Educativas
Palavras-chave:Leitura;Memórias;Texto
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
A Resolução SEE nº 4.948/2024, art. 104, orienta que a escola deverá garantir, no ano escolar vigente, condições diferenciadas para a promoção do desenvolvimento dos estudantes, sobretudo aos que apresentam baixos índices de aproveitamento escolar e dificuldades de aprendizagem na(s) habilidade(s) e competências do(s) componente(s) curricular(es) previstos no CRMG dos anos anteriores ou do ano em curso.Nesse sentido, foi proposta uma intervenção pedagógica no componente curricular de Língua Portuguesa, uma vez que é um dos com maior defasagem de acordo com a avaliação diagnóstica aplicada no início de 2024.
Problema norteador e objetivos
Os estudantes da EJA normalmente tiveram seus percursos escolares interrompidos e retornam com o ensejo de concluir seus estudos e alcançarem melhoras em sua condição de vida.Dessa forma, é essencial adotar materiais, metodologias e abordagens adequadas à realidade e à atualização dos estudantes, evitando o uso de elementos infantis na alfabetização e consolidação da aprendizagem e priorizando estratégias que respeitem sua identidade, sua trajetória e sua história de vida.Assim, essa prática tem como objetivo reforçar as aprendizagens em Língua Portuguesa, aplicar metodologias ativas com foco na vivência cotidiana dos estudantes e articular leitura, interpretação e produção textual sobre temáticas próximas da realidade dos estudantes.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
Os procedimentos consistiram na aplicação de 3 oficinas divididas em duas partes e norteadas pela temática Memórias e emoções:refletindo minha história.Na primeira parte das oficinas houve uma momento de socialização e discussão do tema e explanação sobre a estruturação do texto, em seguida a atividade de produção textual dos gêneros textuais acróstico, memórias e teatro.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
A intervenção pedagógica desenvolvida está fundamentada nos conceitos de Freire (1996) que discorre sobre a ação transformadora da educação através da ação dos professores, bem como Antunes (2003) que trata do ensino da Língua Portuguesa como um encontro entre o ensino de língua e da gramática enquanto prática de interação social.
Resultados da prática
No início da primeira oficina os alunos mostraram-se inseguros ao saber que as atividades da semana culminariam em produções textuais.Percebendo isso, o processo foi conduzido visando não estigmatizar a língua oral e escrita dos alunos, uma vez que esta é mais coloquial dada as relações mais informais que vivenciam em seu dia a dia.Os alunos foram participativos nas atividades de leitura que precederam a escrita e conseguiram produzir os textos solicitados, buscando o auxílio nos momentos de dúvidas.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
A realização de intervenções pedagógicas proporcionam o nivelamento e a superação das lacunas de aprendizagem. Esse momento é fundamental para assegurar que os estudantes possam avançar em seus estudos.Ao ser apresentada, esta prática alcançará um público maior e contribuirá com as práticas de ensino da Língua Portuguesa na EJA.
Considerações finais
As atividades de intervenção pedagógica confirmaram que são uma estratégia eficaz para a abordagem em oficinas temáticas que contribuem para o incentivo a leitura, interpretação, compreensão e produção textual.
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
ANTUNES, Irandé. Aula de português encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica