INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA EJA - MEMÓRIAS E EMOÇÕES: REFLETINDO MINHA HISTÓRIA

  • Autor
  • Daiane Andrade Fonseca
  • Co-autores
  • Eliane Pereira de Oliveira
  • Resumo
  • NTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA EJA-MEMÓRIAS E EMOÇÕES: REFLETINDO MINHA HISTÓRIA

    Daiane Andrade Fonseca

    Professor SEE/MG

    daianeandrade.pessoal@gmail.com

    Eliane Pereira de Oliveira

    Unimontes

    elianesal@yahoo.com.br

    Saberes e Práticas Educativas

    Palavras-chave:Leitura;Memórias;Texto

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

    A Resolução SEE nº 4.948/2024, art. 104, orienta que a escola deverá garantir, no ano escolar vigente, condições diferenciadas para a promoção do desenvolvimento dos estudantes, sobretudo aos que apresentam baixos índices de aproveitamento escolar e dificuldades de aprendizagem na(s) habilidade(s) e competências do(s) componente(s) curricular(es) previstos no CRMG dos anos anteriores ou do ano em curso.Nesse sentido, foi proposta uma intervenção pedagógica no componente curricular de Língua Portuguesa, uma vez que é um dos com maior defasagem de acordo com a avaliação diagnóstica aplicada no início de 2024.

    Problema norteador e objetivos

    Os estudantes da EJA normalmente tiveram seus percursos escolares interrompidos e retornam com o ensejo de concluir seus estudos e alcançarem melhoras em sua condição de vida.Dessa forma, é essencial adotar materiais, metodologias e abordagens adequadas à realidade e à atualização dos estudantes, evitando o uso de elementos infantis na alfabetização e consolidação da aprendizagem e priorizando estratégias que respeitem sua identidade, sua trajetória e sua história de vida.Assim, essa prática tem como objetivo reforçar as aprendizagens em Língua Portuguesa, aplicar metodologias ativas com foco na vivência cotidiana dos estudantes e articular leitura, interpretação e produção textual sobre temáticas próximas da realidade dos estudantes.

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

    Os procedimentos consistiram na aplicação de 3 oficinas divididas em duas partes e norteadas pela temática Memórias e emoções:refletindo minha história.Na primeira parte das oficinas houve uma momento de socialização e discussão do tema e explanação sobre a estruturação do texto, em seguida a atividade de produção textual dos gêneros textuais acróstico, memórias e teatro.

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

    A intervenção pedagógica desenvolvida está fundamentada nos conceitos de Freire (1996) que discorre sobre a ação transformadora da educação através da ação dos professores, bem como Antunes (2003) que trata do ensino da Língua Portuguesa como um encontro entre o ensino de língua e da gramática enquanto prática de interação social.

    Resultados da prática

    No início da primeira oficina os alunos mostraram-se inseguros ao saber que as atividades da semana culminariam em produções textuais.Percebendo isso, o processo foi conduzido visando não estigmatizar a língua oral e escrita dos alunos, uma vez que esta é mais coloquial dada as relações mais informais que vivenciam em seu dia a dia.Os alunos foram participativos nas atividades de leitura que precederam a escrita e conseguiram produzir os textos solicitados, buscando o auxílio nos momentos de dúvidas.

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

    A realização de intervenções pedagógicas proporcionam o nivelamento e a superação das lacunas de aprendizagem. Esse momento é fundamental para assegurar que os estudantes possam avançar em seus estudos.Ao ser apresentada, esta prática alcançará um público maior e contribuirá com as práticas de ensino da Língua Portuguesa na EJA.

    Considerações finais

    As atividades de intervenção pedagógica confirmaram que são uma estratégia eficaz para a abordagem em oficinas temáticas que contribuem para o incentivo a leitura, interpretação, compreensão e produção textual.

    Referências

    FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

    ANTUNES, Irandé. Aula de português encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

  • Palavras-chave
  • Leitura;Memórias;Texto
  • Modalidade
  • Comunicação oral
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