ENTRE SABERES E SUBJETIVIDADES: A PSICOPEDAGOGIA NO ENSINO SUPERIOR CONTEMPORÂNEO

  • Autor
  • ANDRÉA LAFETÁ DE MELO FRANCO
  • Co-autores
  • ISLEI GONÇALVES RABELO , SOLANGE RIBEIRO PRATES , CAROLINA MELO FRANCO DE FARIA
  • Resumo
  • RESUMO EXPANDIDO

    A pesquisa analisa as contribuições da Psicopedagogia no processo de formação de estudantes de licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a partir das ações do Programa de Apoio Psicológico, Psicopedagógico e Orientacional (PAPPO), e caracteriza-se como um estudo de natureza qualitativa, com análise documental das ações desenvolvidas pelo PAPPO - 2020 a 2024 - apoiada na literatura pertinente ao tema. A investigação evidencia que a atuação psicopedagógica na Universidade favorece a autonomia, fortalece a autoestima e impacta positivamente na vida acadêmica. As ações analisadas demonstram que a escuta qualificada e o acolhimento institucional são pilares na construção de trajetórias formativas críticas, éticas e humanas. 

  • Palavras-chave
  • Psicopedagogia, Formação discente, Ensino superior.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica