BINGO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO: APRENDENDO DE FORMA DINÂMICA E INTERATIVA

  • Autor
  • Aldelice Nair de Carvalho Barbosa
  • Co-autores
  • Ingrid Michele Fróes Carvalho , Frederico Aguiar Santos
  • Resumo
  •  

    O relato descreve a aplicação de uma metodologia lúdica no ensino de imunologia para alunos do Ensino Médio, por meio da atividade "Bingo do Sistema Imunológico". A proposta visou tornar o aprendizado mais acessível, motivador e colaborativo, conforme as diretrizes da BNCC. Após uma aula introdutória, os alunos participaram do bingo com termos relacionados ao tema, promovendo a interação e o protagonismo estudantil. A fundamentação teórica baseou-se nos conceitos de aprendizagem significativa (Ausubel), interação social (Vygotsky e Piaget) e uso pedagógico de jogos (Kishimoto). Os resultados evidenciaram maior engajamento, compreensão dos conteúdos e fortalecimento das relações interpessoais. A experiência destacou a eficácia de metodologias inovadoras e lúdicas na construção do conhecimento científico.

     

  • Palavras-chave
  • Gameficação, Bingo, Sistema Imunológico
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica