A EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO PRÁTICA COTIDIANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COMEMORATIVO AO DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

  • Autor
  • Karine Almeida Silva Santos
  • Co-autores
  • Adrielly Gonçalves dos Santos
  • Resumo
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    Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência pedagógica realizada no dia 27 de março de 2025, com alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Dona Vidinha Pires (E.M.D.V.P) de  Montes Claros-MG, em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A atividade visou promover a conscientização, o respeito e a inclusão, envolvendo toda a comunidade escolar. A programação contou com a exibição de um vídeo educativo, seguido de uma roda de conversa e uma ação simbólica protagonizada por uma aluna com Síndrome de Down. A proposta permitiu refletir sobre as potencialidades das pessoas com deficiência e o papel da escola na construção de uma cultura inclusiva. Com base em pressupostos da educação inclusiva, a vivência contribuiu significativamente para o fortalecimento de valores humanos no ambiente escolar. O relato evidencia como ações simples, mas intencionalmente planejadas, podem impactar a formação de estudantes e professores na direção de uma escola mais empática e democrática.

     

  • Palavras-chave
  • educação inclusiva; diversidade; Síndrome de Down
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
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