BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E CURRÍCULO ESCOLAR: IMPACTOS E REFLEXÕES
Fernanda Caldeira de Oliveira Souza
Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
E-mail: fernandacaldeiramoc@gmail.com
Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
E-mail: jacquelinesmiranda176@gmail.com
Maria José Soares Santos
Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
E-mail: tedinha.mocc@gmail.com
Rosevane Couto Xavier
Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
E-mail: rosevane.prates123@gmail.com
Eixo: Políticas Públicas e Gestão da Educação
Palavras-chave: BNCC, Currículo, Educação
Resumo Simples
A presente pesquisa tem como objetivo analisar criticamente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacando seus fundamentos, implicações e contradições no contexto educacional brasileiro. A justificativa da investigação decorre da necessidade de compreender a BNCC enquanto política pública centralizadora e suas consequências para a autonomia docente e a formação crítica dos sujeitos. Como problema, pergunta-se: em que medida a BNCC contribui para uma formação integral e crítica ou reforça um modelo tecnicista e neoliberal de educação? O estudo fundamenta-se teoricamente nos artigos “Uma base comum na escola” (Filipe; Silva; Costa, 2021) e “Precisamos de uma BNCC?” (Ribeiro; Craveiro, 2017) além da análise do texto da própria BNCC (BRASIL, 2018), evidenciando as disputas hegemônicas e os sentidos atribuídos ao currículo. Metodologicamente, a pesquisa se configura como uma análise qualitativa, bibliográfica e documental. A pesquisa se insere no eixo das políticas públicas e currículo, dialogando com a BNCC como objeto de análise das práticas escolares, e contribuir para a reflexão sobre a construção de uma educação democrática, plural e socialmente referenciada. Diante disso, destaca-se a importância de resistências docentes e de propostas curriculares que valorizem o contexto local, a formação crítica e a inclusão social.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica