BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E CURRÍCULO ESCOLAR- IMPACTOS E REFLEXÕES

  • Autor
  • Fernanda Caldeira de Oliveira Souza
  • Co-autores
  • Jacqueline Santos Miranda , Maria José Soares Santos , Rosevane Couto Xavier
  • Resumo
  •  

    BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E CURRÍCULO ESCOLAR: IMPACTOS E REFLEXÕES

     

    Fernanda Caldeira de Oliveira Souza

    Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

    E-mail: fernandacaldeiramoc@gmail.com

    Jacqueline Santos Miranda

    Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

    E-mail: jacquelinesmiranda176@gmail.com

    Maria José Soares Santos

    Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

    E-mail: tedinha.mocc@gmail.com

    Rosevane Couto Xavier

    Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

    E-mail: rosevane.prates123@gmail.com

     

    Eixo: Políticas Públicas e Gestão da Educação

    Palavras-chave: BNCC, Currículo, Educação

     

     

    Resumo Simples

    A presente pesquisa tem como objetivo analisar criticamente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacando seus fundamentos, implicações e contradições no contexto educacional brasileiro. A justificativa da investigação decorre da necessidade de compreender a BNCC enquanto política pública centralizadora e suas consequências para a autonomia docente e a formação crítica dos sujeitos. Como problema, pergunta-se: em que medida a BNCC contribui para uma formação integral e crítica ou reforça um modelo tecnicista e neoliberal de educação? O estudo fundamenta-se teoricamente nos artigos “Uma base comum na escola” (Filipe; Silva; Costa, 2021) e “Precisamos de uma BNCC?” (Ribeiro; Craveiro, 2017) além da análise do texto da própria BNCC (BRASIL, 2018), evidenciando as disputas hegemônicas e os sentidos atribuídos ao currículo. Metodologicamente, a pesquisa se configura como uma análise qualitativa, bibliográfica e documental. A pesquisa se insere no eixo das políticas públicas e currículo, dialogando com a BNCC como objeto de análise das práticas escolares, e contribuir para a reflexão sobre a construção de uma educação democrática, plural e socialmente referenciada. Diante disso, destaca-se a importância de resistências docentes e de propostas curriculares que valorizem o contexto local, a formação crítica e a inclusão social.

     

    Referências

     

    BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018

     

    COSTA, Áurea de Carvalho; FILIPE, Fabiana Alvarenga; SILVA, Dayane dos Santos. Uma base comum na escola: análise do projeto educativo da Base Nacional Comum Curricular. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 29, p. 783-803, 2021.

    CRAVEIRO, Clarissa Bastos, RIBEIRO, William de Goes. Precisamos de uma Base Nacional Comum Curricular? Linhas Críticas, v. 23, n. 50, p. 51-69, 2017.

     

  • Palavras-chave
  • BNCC, Currículo, Educação
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
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