UMA ABORDAGEM CONCRETA PARA O ENSINO DA RELAÇÃO DE EULER COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS

  • Autor
  • Fillipe Walis Lima Vicente
  • Resumo
  • O trabalho relata uma experiência realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio, no âmbito do PIBID, com foco na compreensão da Relação de Euler (V ? A + F = 2). Utilizando materiais manipuláveis (jujubas e palitos de dente), os estudantes construíram poliedros e, com mediação docente, identificaram padrões que levaram à compreensão da fórmula. A atividade promoveu aprendizagem significativa, maior engajamento e demonstrou a importância da formação inicial docente para práticas inovadoras.

  • Palavras-chave
  • Relação de Euler; Sólidos Geométricos; Materiais Manipuláveis; PIBID.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica