Este resumo busca analisar a aderência dos instrumentos do Plano de Recomposição da Aprendizagem (PRA) ao objetivo da política, ou seja, a recomposição da aprendizagem, a partir da percepção dos supervisores escolares que atuam na rede estadual de Minas Gerais. O referencial teórico está ancorados em estudos dos campos da Sociologia da Educação, Recomposição da Aprendizagem e da Gestão Escolar. Adotamos a abordagem quantitativa com aplicação de questionário para 3.444 supervisores escolares. A partir dos 1342 questionários que retornaram respondidos constatamos que a implementação top-down está baseada nos princípios gerencialista voltados para o currículo, utilizadas para mensurar a recomposição da aprendizagem; a discricionariedade e autoeficácia dos supervisores escolares (re)configuram os usos dos instrumentos – recuperação, reforço escolar e intervenção pedagógica - reduzindo suas aderências ao objetivo da política, ou seja, a recomposição da aprendizagem.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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