Resumo Simples
Este estudo fundamenta-se na necessidade de compreender os desafios enfrentados pelos professores de Matemática na Educação Básica ao incorporar criticamente as Tecnologias Digitais (TD) em suas práticas pedagógicas, identificando como problema de pesquisa as lacunas formativas, as condições infraestruturais e as políticas educacionais que impactam essa integração e que podem comprometer a qualidade do ensino e a equidade de acesso. O objetivo principal é analisar, de forma qualitativa e a partir de uma revisão bibliográfica centrada no artigo de Costa e Prado (2015) e em literatura complementar sobre cultura digital e mediação docente, as estratégias metodológicas adotadas pelos professores, bem como as barreiras institucionais e as percepções desses docentes sobre o potencial das TD para promover dinâmicas e simulações interativas que favoreçam a aprendizagem da linguagem matemática. A fundamentação teórica mobiliza perspectivas críticas de autores que discutem o papel do professor como mediador na cultura digital. Em termos metodológicos, realizou-se uma revisão de literatura do artigo referenciado. Como resultados parciais, verificou-se insegurança ao utilizar as tecnologias, resistências associadas à falta de formação específica, carências de equipamentos e conectividade, além da ausência de políticas de apoio efetivas, como programas de formação continuada e investimentos em infraestrutura. A relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação se evidencia na contribuição para estratégias pedagógicas e no enriquecimento do campo da Educação Matemática, alinhado ao eixo temático do congresso. A relevância social deste estudo reside em subsidiar propostas formativas e políticas públicas que visem reduzir a desigualdade digital e fortalecer a prática docente mediada por tecnologias, contribuindo para o desenvolvimento de competências matemáticas essenciais a uma cidadania crítica, participativa e digitalmente incluída, tais como o raciocínio lógico, a resolução de problemas, a interpretação de dados, a modelagem matemática e o uso crítico das tecnologias digitais.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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