O estudo retratado neste trabalho orienta-se pelo objetivo de conhecer um recorte da pesquisa brasileira que focaliza estratégias de cálculo no campo da Educação Matemática. Um estado do conhecimento foi realizado, com a seleção de 14 dissertações e teses. O referencial teórico ancora-se em estudos sobre as estratégias de cálculo, bem como no conhecimento de seus conceitos e suas contribuições na aprendizagem. Os principais resultados indicam que as pesquisas foram orientadas por objetivos como analisar, desenvolver, investigar, identificar e validar estratégias de cálculo e sua natureza na resolução e tarefas. As pesquisas que focalizam a sala de aula como contexto de produção de dados, evidenciam a predominância de algoritmos como recursos mobilizados na resolução de tarefas envolvendo cálculo. Quanto à produção de dados, a predominância é para o trabalho de campo com a participação de estudantes e professores. Os PCN de Matemática são documentos amplamente mencionados nas produções, associados a orientações quanto à abordagem de diferentes tipos de cálculo. Sobre o referencial teórico, destaca-se a Teoria dos Campos Conceituais e a Teoria Histórico-Cultural. O estado do conhecimento evidenciou a ausência de pesquisas que focalizam a análise de estratégias de cálculo em materiais de apoio ao desenvolvimento curricular.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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