PRÁTICA DE ORIENTAÇÃO GEOGRÁFICA NA ESCOLA ESTADUAL DOM ARISTIDES PORTO
Eixo: saberes e práticas educativas
Palavras-chave: orientação geográfica; jogo lúdico; caça ao tesouro e cartografia.
Introdução
Uma das atuações latentes ao PIBID dentro das escolas é o desenvolvimento de práticas didáticas que auxiliem no aprendizado dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Desse modo, o objetivo deste trabalho é apresentar uma prática de orientação geográfica com um jogo didático aplicado em uma turma do 6° ano da Escola Estadual Dom Aristides Porto (localizada no bairro Morrinhos em Montes Claros), bem como avaliar a eficiência pedagógica desta prática.
Conforme Libâneo, (1994, p. 104) “A aprendizagem é um processo de assimilação de conhecimentos escolares por meio de atividades próprias dos alunos”. Dessa forma, a prática dos conteúdos possibilita a associação destes com os fatos de seu cotidiano. Neste texto, o lúdico é entendido como uma opção didática para trabalhar conceitos que historicamente os estudantes têm dificuldade em compreender. Dessa forma, Fonseca e Sousa explicam que os jogos são a melhor forma de instigar o aluno à atividade, à auto-expressão e à socialização. Assim, o jogo gera uma aprendizagem que se prolonga no cotidiano do aluno.
É válido, portanto, a aplicação de Metodologias lúdicas que colaborem no aprendizado. Tais atividades são atrativas aos alunos e os intrigam a participar das aulas. Portanto, trabalha-se a ideia de resolução de problemas e obter-se um potencial de aprendizado. A atividade lúdica, é uma necessidade básica para o bom desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Nestas práticas o sujeito desenvolve características psicossociais, emocionais, e sensíveis. (Fonseca e Souza, 2019.).
Segundo Fonseca, et al., o conhecimento de conceitos cartográficos são essenciais para que os alunos desenvolvam um bom senso geográfico e influenciam positivamente sua relação com a geografia e outras disciplinas. Assim, a cartografia é necessária para uma boa progressão no conhecimento geográfico.
Metodologia
Em reunião de planejamento, o professor supervisor solicitou aos bolsistas do PIBID que desenvolvessem uma aula lúdica e prática sobre o assunto estudado na sala de aula: orientação cartográfica. Por meio de pesquisa na internet, foi decidido realizar o jogo de “caça ao tesouro cartográfico”, com referência no vídeo "Aula lúdica de geografia - Rosa dos ventos (caça ao tesouro)". O jogo consiste em um enigma da localização dos pontos a serem encontrados. Os enigmas foram construídos com a indicação do ponto cardeal ou colateral e a descrição do local específico. Antes da prática fora da sala de aula, foi feita uma explicação aos alunos sobre como utilizar o Sol como referência para a orientação geográfica.
Conclusões
Após três semanas de realização da atividade foram, em conversa na sala de aula, três alunos foram questionados a respeito desta oficina, representando 20% da turma. Os alunos foram perguntados sobre: o que gostou da atividade; a direção dos pontos cardeais; e como localizar estes pontos cardeais. Por meio desses questionamentos, ficou claro o interesse dos alunos pela atividade, segundo os entrevistados: “por ser fora da sala”. Ademais, foi avaliado que os alunos têm dificuldade em saber onde nasce o Sol, pois nenhum soube responder satisfatoriamente esta questão, um dos entrevistados relatou: “não costumo ver o nascer do Sol”. Nenhum dos entrevistados conseguiu responder corretamente todas as questões. Apesar de não saberem onde nasce o Sol, dois alunos responderam que o leste é onde o Sol nasce. Uma aluna localizou corretamente os pontos cardeais, mas não relacionou isto ao nascer do Sol.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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