PRÁTICA DE ORIENTAÇÃO GEOGRÁFICA NA ESCOLA ESTADUAL DOM ARISTIDES PORTO

  • Autor
  • Jefferson Gonçalves da Silva
  • Co-autores
  • Breno César Pereira Oliveira , Willian Alves de Araújo
  • Resumo
  • PRÁTICA DE ORIENTAÇÃO GEOGRÁFICA NA ESCOLA ESTADUAL DOM ARISTIDES PORTO

     

     

    Eixo: saberes e práticas educativas

     

    Palavras-chave: orientação geográfica; jogo lúdico; caça ao tesouro e cartografia.

     

    Introdução

    Uma das atuações latentes ao PIBID dentro das escolas é o desenvolvimento de práticas didáticas que auxiliem no aprendizado dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Desse modo, o objetivo deste trabalho é apresentar uma prática de orientação geográfica com um jogo didático aplicado em uma turma do 6° ano da Escola Estadual Dom Aristides Porto (localizada no bairro Morrinhos em Montes Claros), bem como avaliar a eficiência pedagógica desta prática.

    Conforme Libâneo, (1994, p. 104) “A aprendizagem é um processo de assimilação de conhecimentos escolares por meio de atividades próprias dos alunos”. Dessa forma, a prática dos conteúdos possibilita a associação destes com os fatos de seu cotidiano. Neste texto, o lúdico é entendido como uma opção didática para trabalhar conceitos que historicamente os estudantes têm dificuldade em compreender. Dessa forma, Fonseca e Sousa explicam que os jogos são a melhor forma de instigar o aluno à atividade, à auto-expressão e à socialização. Assim, o jogo gera uma aprendizagem que se prolonga no cotidiano do aluno.

    É válido, portanto, a aplicação de Metodologias lúdicas que colaborem no aprendizado. Tais atividades são atrativas aos alunos e os intrigam a participar das aulas. Portanto, trabalha-se a ideia de resolução de problemas e obter-se um potencial de aprendizado. A atividade lúdica, é uma necessidade básica para o bom desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Nestas práticas o sujeito desenvolve características  psicossociais, emocionais, e sensíveis. (Fonseca e Souza, 2019.).

    Segundo Fonseca, et al., o conhecimento de conceitos cartográficos são essenciais para que os alunos desenvolvam um bom senso geográfico e influenciam positivamente sua relação com a geografia e outras disciplinas. Assim, a cartografia é necessária para uma boa progressão no conhecimento geográfico.

     

    Metodologia

    Em reunião de planejamento, o professor supervisor solicitou aos bolsistas do PIBID que desenvolvessem uma aula lúdica e prática sobre o assunto estudado na sala de aula: orientação cartográfica. Por meio de pesquisa na internet, foi decidido realizar o jogo de “caça ao tesouro cartográfico”, com referência no vídeo "Aula lúdica de geografia - Rosa dos ventos (caça ao tesouro)". O jogo consiste em um enigma da localização dos pontos a serem encontrados. Os enigmas foram construídos com a indicação do ponto cardeal ou colateral e a descrição do local específico. Antes da prática fora da sala de aula, foi feita uma explicação aos alunos sobre como utilizar o Sol como referência para a orientação geográfica.

     

    Conclusões

     

    Após três semanas de realização da atividade foram, em conversa na sala de aula, três alunos foram questionados a respeito desta oficina, representando 20% da turma. Os alunos foram perguntados sobre: o que gostou da atividade; a direção dos pontos cardeais; e como localizar estes pontos cardeais. Por meio desses questionamentos, ficou claro o interesse dos alunos pela atividade, segundo os entrevistados: “por ser fora da sala”. Ademais, foi avaliado que os alunos têm dificuldade em saber onde nasce o Sol, pois nenhum soube responder satisfatoriamente esta questão, um dos entrevistados relatou: “não costumo ver o nascer do Sol”. Nenhum dos entrevistados conseguiu responder corretamente todas as questões. Apesar de não saberem onde nasce o Sol, dois alunos responderam que o leste é onde o Sol nasce. Uma aluna localizou corretamente os pontos cardeais, mas não relacionou isto ao nascer do Sol.

  • Palavras-chave
  • Orientação geográfica, jogo lúdico, caça ao tesouro, cartografia.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
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