A INFLUÊNCIA DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID)

  • Autor
  • Bibiana Vieira Mattos Fernandes
  • Co-autores
  • Carla da Conceição de Lima
  • Resumo
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    Estudos sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem apontado avanços e retrocessos dessa política pública (Abreu et al, 2024), mas pouco se discute sobre o alinhamento aos princípios dos organismos internacionais - Banco Mundial e Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (UNESCO).  Este resumo tem como objetivo analisar as influências dos organismos internacionais na formação inicial proporcionada pelo PIBID, sendo justificado pela importância dessa política pública nas vivências e práticas na formação inicial de professores. O referencial teórico está ancorado em estudos no campo das Políticas Públicas Educacionais, Formação de Professores e Neoliberalismo na Educação. A abordagem metodológica é qualitativa, exploratória e constitui-se de revisão bibliográfica na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) com os seguintes descritores: “formação inicial de professores; PIBID; anos iniciais do Ensino Fundamental; organismos internacionais”. Foram encontrados, inicialmente, seis artigos agrupados em duas categorias: Formação inicial e Implementação. Na primeira, nota-se o caráter mercadológico baseado nos interesses dos organismos internacionais na configuração do PIBID, reforçando padrões de competência docente – eficiência, eficácia, produtividade – que desconsideram determinados contextos e saberes educacionais que influencia a formação docente. Na segunda, observa-se que os Organismos Internacionais impõem diretrizes educacionais por meio de práticas pedagógicas técnico-instrumentais que reduzem o papel dos pibidianos a meros executores de práticas pedagógicas que buscam os melhores rendimento e desempenhos dos estudantes, limitando na implementação do PIBID a atuações acríticas e pouco reflexivas.

     

  • Palavras-chave
  • Formação de professores, Organismos internacionais, PIBID.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
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