Resumo – Relato de Experiência Este é um relato de experiência do subprojeto de Letras Português do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UNIMONTES), envolvendo práticas sociais de leitura e escrita para promover (multi)letramentos na Educação Básica. Contextualização e justificativa da prática desenvolvida Desenvolvemos uma Sequência Didática intitulada “Conte um conto: desvendando mundos fantásticos”, visando à consolidação de conhecimentos, atitudes e valores adquiridos nos anos iniciais. As atividades estão em desenvolvimento e se iniciaram em fevereiro de 2025, na Escola Municipal Dona Vidinha Pires, para atender a proposta curricular do 6º e 7º ano, aprofundando o estudo do conto, segundo as orientações da Base Nacional Comum Curricular. Entre as habilidades mobilizadas, destacam-se a EF67LP28, que propõe ler, de forma autônoma, e compreender, selecionando procedimentos e estratégias adequados a diferentes objetivos, gêneros e suportes; e a EF67LP53 para realizar leitura em voz alta de textos literários diversos. Isso se justifica devido muitos alunos ainda apresentarem leitura pausada, fazendo os professores repensarem suas práticas e metodologias de ensino. Problema norteador e objetivos Como promover a leitura autônoma dos alunos, melhorando a fluência e a entonação e contribuindo para a compreensão textual? Procedimentos metodológicas O método utilizado foi a intervenção com a prática de leitura de contos maravilhosos e de suspense, de forma interativa, orientada e significativa, priorizando o gênero de acordo com a idade e os interesses das turmas. Partimos da ativação de conhecimentos prévios em leituras individuais, o que revelou a difícil compreensão do texto por parte de alguns alunos. Depois, organizamos uma roda de leitura em grupos menores, mediados pelas pibidianas, em que eles alternavam a leitura oral e eram estimulados a vivenciar a leitura literária. Fundamentação teórica que sustenta a prática desenvolvida Segundo Solé (1998, p. 22), “a ideia ou as ideias principais construídas pelo leitor dependem em grande parte dos seus objetivos de leitura e dos seus conhecimentos prévios”. Silveira (2005, p. 16) acrescenta que a “leitura escolar deve contemplar o aspecto formativo do educando, estimulando-lhe a sensibilidade estética, a emoção, o sentimento”. Assim, a leitura deve passar pela decodificação fluente do texto para depois conseguir provocar, questionar e permitir a construção de sentidos. Resultados da prática Observamos que muitos alunos obtiveram resultados positivos na leitura. Aos poucos, deixam o medo de errar e a timidez de lado e interagem ainda mais nas rodas de leitura, sentindo-se confiantes em ler em voz alta. Relevância social da experiência para o público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED Ao realizar atividades com a leitura literária de maneira lúdica, crítica e significativa, a prática docente fortalece o papel crucial na formação de sujeitos leitores, valorizando a cultura, a oralidade e o crescimento pessoal. Considerações finais Destacamos a importância de uma prática pedagógica eficiente e comprometida em edificar o conhecimento e a aprendizagem, respeitando o tempo de cada um, dificuldades, especificidades e potencialidades. Ao propor leituras que dialoguem com a imaginação e a criatividade dos alunos, cria-se noção de pertencimento, oportunidade de escuta e livre arbítrio de expressão. Referências SILVEIRA, Maria Inez Matoso. Modelos teóricos e estratégias de leitura: suas implicações no ensino. Maceió: EDUFAL, 2005. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artes médicas, 1998.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica