COMUNIDADES DISCURSIVAS SINALIZANTES NO INSTAGRAM: INFLUENCIADORES SURDOS E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NAS REDES SOCIAIS

  • Autor
  • Thais Francine Alves Silva
  • Co-autores
  • Maria Clara Maciel de Araujo Ribeiro
  • Resumo
  • A trajetória histórica da comunidade surda sinalizante no Brasil é marcada por resistências à imposição da oralidade e pela valorização crescente da Libras como expressão legítima de identidade e cultura. Nesse cenário, as redes sociais emergem da ampliação de espaços de pertencimento, visibilidade e expressão cultural. Esta pesquisa investiga o funcionamento discursivo das comunidades sinalizantes no Instagram, com foco em influenciadores digitais surdos que produzem conteúdo em Libras para audiências também sinalizantes. A problemática da pesquisa está centrada na compreensão de como esses influenciadores constroem representações de si, interagem com seus públicos e projetam identidades visuais e culturais mediadas pelas tecnologias digitais.O objetivo geral é analisar o impacto dessas mídias nos processos de socialização e projeção identitária de sujeitos surdos. Os objetivos específicos incluem o mapeamento dos principais nichos temáticos abordados por esses influenciadores; a caracterização das formas de interação e engajamento com as audiências; e a análise do ethos discursivo construído por esses sujeitos nas redes.O referencial teórico fundamenta-se nos Estudos Surdos (Skliar, 1998; Perlin, 2004; Strobel, 2008), na Análise do Discurso (Maingueneau, 2008) e nos estudos sobre comunicação digital e identidade (Recuero, 2009; Castells, 2009; Santaella, 2013). Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa de caráter exploratório e interpretativo, utilizando como corpus postagens de perfis de influenciadores surdos no Instagram, selecionados conforme critérios como nicho, visibilidade, engajamento e acessibilidade comunicacional. Além da análise discursiva das publicações (vídeos, legendas e comentários), são realizadas entrevistas com influenciadores e usuários surdos da plataforma, ampliando a compreensão das estratégias de autoprojeção e das experiências comunicacionais dessas comunidades.Os resultados parciais indicam que os influenciadores surdos sinalizantes ocupam papel central na valorização da cultura surda e na reafirmação de identidades visuais, sendo agentes ativos na transformação e ampliação dos modos de socialização entre sujeitos surdos em ambientes digitais. A pesquisa articula-se ao campo da Educação ao promover reflexões sobre inclusão, representatividade e reconhecimento da Libras como língua de instrução e convivência. Insere-se no eixo temático “Educação, Linguagens e Tecnologias”, destacando-se pela relevância social ao visibilizar práticas comunicacionais que fortalecem a autonomia e o protagonismo da comunidade surda 

  • Palavras-chave
  • Surdez, Identidade, Mídias Digitais
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
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