Esta pesquisa em andamento insere-se no campo da História da Educação. Seu foco será no ensino de viola caipira no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, em Montes Claros – MG. Trata-se de um projeto vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGE/Unimontes). O recorte temporal do estudo abrange o período de 2010, ano da criação do curso, a 2025, permitindo analisar os processos de implantação e consolidação das atividades, bem como seus impactos na cultura regional. Embora o objetivo principal da pesquisa seja historiar a inserção do ensino da viola caipira no Conservatório, sua importância também se revela na contribuição para a ampliação da produção acadêmica sobre a trajetória do instrumento. Isso inclui desde sua chegada à América, trazido pelos portugueses, passando por sua adaptação à cultura local e consolidação no imaginário social como um instrumento tipicamente brasileiro, até sua inserção no ensino formal de música em diferentes níveis. A fundamentação teórica será construída com base em autores que discutem as fronteiras entre as culturas erudita e popular, como Corrêa (2014), bem como em estudiosos da História da Música no Brasil e, especificamente, da trajetória da viola, como Tinhorão (1990) e Dias (2012). A metodologia adotada seguirá os referenciais da pesquisa em História da Educação, com base em autores como Burke (1992) e Bloch (2001). Considerando a diversidade de fontes que serão utilizadas, a obra organizada por Pinsky (2006) será fundamental para orientar os procedimentos de coleta e interpretação dessas fontes. Mesmo em fase inicial, a pesquisa já demonstra grande potencial para ampliar o debate sobre conceitos ligados ao ensino da viola a e para fomentar novas abordagens complementares sobre sua história. Espera-se, assim, contribuir para dar visibilidade às “ações dos homens no tempo” no que se refere à arte da viola caipira e seus impactos sociais.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica