PIBID História: Semana dos direitos humanos

  • Autor
  • Kamilly Emanuelle Gonçalves da Silva
  • Co-autores
  • Silvânia Dias Oliveira , João Pedro Soares Marques Teixeira
  • Resumo
  • PIBID História: Semana dos direitos humanos 

     

    Kamilly Emanuelle Gonçalves da Silva

    Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

    kegs1088@gmail.com

    Silvânia Dias Oliveira 

    Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

    silvaniadiasdeoliveira@ymail.com

    João Pedro Soares Marques Teixeira

    Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

    joaopedro.soaresmarques123@gmail.com

     

    Eixo - Saberes e Práticas Educativas

    Palavras-chave: PIBID. História. Direitos Humanos. 

     

    Resumo – Relato de Experiência

     

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

     

    A  Semana dos Direitos Humanos foi uma exigência do calendário escolar no ano de 2025, com isso o grupo do PIBID  (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) ficou responsável pela organização desse evento na escola que ocorreu entre os dias 22/04 a 25/04. A atividade foi construída pensando em ações com o intuito de promover a conscientização e o debate sobre os direitos humanos.

     

    Problema norteador e objetivos

     

    É notório a dificuldade dos alunos em reconhecer os direitos universais pertencentes a eles, essa falta de entendimento é prejudicial para a construção da sociedade como um todo. É fundamental que os estudantes respeitem e protejam seus direitos para a criação de um social mais democrático. Dessa forma, o objetivo central do trabalho foi a valorização dos direitos humanos promovendo a igualdade e o combate a discursos discriminatórios.

     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

     

    Durante o evento foram trabalhados textos e atividades em sala de aula que ressaltam os direitos a igualdade, dignidade, segurança e o bem-estar de sem discriminação de qualquer natureza. Também foi realizado no dia 23/04 duas palestras sendo a primeira sobre os direitos humanos com o vereador Eduardo Preto. A segunda palestra sobre DSTs e Juventude, realizada no turno vespertino, visou ressaltar a importância dos direitos à saúde e cuidados médicos. 

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

     

    O trabalho realizado foi estruturado de acordo com o livro didático “Identidade em ação: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”. O livro destaca valores de ética, cidadania e direitos humanos que devem ser trabalhados durante o ano letivo.

     

    Resultados da prática 

     

    Por meio das palestras e atividades realizadas na Semana dos Direitos Humanos foi possível a conscientização e promoção de um diálogo que propicia a valorização e proteção dos direitos humanos, instigando reflexões essenciais no ambiente escolar, processo primordial para formar sujeitos críticos e capazes de atuar de maneira consciente nas esferas sociais.

     

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

     

    A atividade na escola ajudou os estudantes a compreenderem a importância dos direitos humanos e sua proteção, reforçando a consciência necessária para uma sociedade mais justa, especialmente diante do contexto social da comunidade atendida. No âmbito do COPED essa experiência fortalece os valores éticos, combate preconceitos e promove a inclusão.

     

    Considerações finais

     

    A Semana dos Direitos Humanos fortaleceu a compreensão e desenvolvimento de competências socioemocionais  como o respeito às diferenças. Assim, a educação em direitos humanos se mostra essencial não apenas para o crescimento individual dos estudantes, mas também para a construção de comunidades mais justas e igualitárias.




     

    Referências

     

    MARTINI, Alice de; COSTA, Cristina; FREITAS, Eliano; VIEIRA, Felipe de Paula Góis; BACKX, Isabela; KARNAL, Leandro; FERNANDES, Luiz Estevam de Oliveira; ABREU, Marcelo; DEL GAUDIO, Rogata Soares. Identidade em ação: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo: FTD Educação, 2020.

     

    Apoio financeiro Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Bolsa CAPES/MEC.

  • Palavras-chave
  • PIBID, História, Direitos Humanos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
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