PIBID História: Semana dos direitos humanos
Kamilly Emanuelle Gonçalves da Silva
Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
kegs1088@gmail.com
Silvânia Dias Oliveira
Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
silvaniadiasdeoliveira@ymail.com
João Pedro Soares Marques Teixeira
Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
joaopedro.soaresmarques123@gmail.com
Eixo - Saberes e Práticas Educativas
Palavras-chave: PIBID. História. Direitos Humanos.
Resumo – Relato de Experiência
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
A Semana dos Direitos Humanos foi uma exigência do calendário escolar no ano de 2025, com isso o grupo do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) ficou responsável pela organização desse evento na escola que ocorreu entre os dias 22/04 a 25/04. A atividade foi construída pensando em ações com o intuito de promover a conscientização e o debate sobre os direitos humanos.
Problema norteador e objetivos
É notório a dificuldade dos alunos em reconhecer os direitos universais pertencentes a eles, essa falta de entendimento é prejudicial para a construção da sociedade como um todo. É fundamental que os estudantes respeitem e protejam seus direitos para a criação de um social mais democrático. Dessa forma, o objetivo central do trabalho foi a valorização dos direitos humanos promovendo a igualdade e o combate a discursos discriminatórios.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
Durante o evento foram trabalhados textos e atividades em sala de aula que ressaltam os direitos a igualdade, dignidade, segurança e o bem-estar de sem discriminação de qualquer natureza. Também foi realizado no dia 23/04 duas palestras sendo a primeira sobre os direitos humanos com o vereador Eduardo Preto. A segunda palestra sobre DSTs e Juventude, realizada no turno vespertino, visou ressaltar a importância dos direitos à saúde e cuidados médicos.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
O trabalho realizado foi estruturado de acordo com o livro didático “Identidade em ação: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”. O livro destaca valores de ética, cidadania e direitos humanos que devem ser trabalhados durante o ano letivo.
Resultados da prática
Por meio das palestras e atividades realizadas na Semana dos Direitos Humanos foi possível a conscientização e promoção de um diálogo que propicia a valorização e proteção dos direitos humanos, instigando reflexões essenciais no ambiente escolar, processo primordial para formar sujeitos críticos e capazes de atuar de maneira consciente nas esferas sociais.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
A atividade na escola ajudou os estudantes a compreenderem a importância dos direitos humanos e sua proteção, reforçando a consciência necessária para uma sociedade mais justa, especialmente diante do contexto social da comunidade atendida. No âmbito do COPED essa experiência fortalece os valores éticos, combate preconceitos e promove a inclusão.
Considerações finais
A Semana dos Direitos Humanos fortaleceu a compreensão e desenvolvimento de competências socioemocionais como o respeito às diferenças. Assim, a educação em direitos humanos se mostra essencial não apenas para o crescimento individual dos estudantes, mas também para a construção de comunidades mais justas e igualitárias.
Referências
MARTINI, Alice de; COSTA, Cristina; FREITAS, Eliano; VIEIRA, Felipe de Paula Góis; BACKX, Isabela; KARNAL, Leandro; FERNANDES, Luiz Estevam de Oliveira; ABREU, Marcelo; DEL GAUDIO, Rogata Soares. Identidade em ação: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo: FTD Educação, 2020.
Apoio financeiro Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Bolsa CAPES/MEC.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica