O estágio em gestão escolar, realizado na E.B.M. Anita Bernardes Ganancini, em Camboriú-SC, teve como objetivo investigar as dificuldades enfrentadas pela equipe gestora na reescrita do Projeto Político-Pedagógico (PPP). A pesquisa envolveu a observação das atividades cotidianas da escola e entrevistas com os membros da equipe gestora, buscando compreender os desafios do processo e o papel da gestão escolar na criação de um ambiente de aprendizagem participativo. A metodologia foi estruturada em etapas como escolha da escola, observação, entrevistas e análise dos dados, com base em artigos e livros sobre gestão escolar. A fundamentação teórica abordou a gestão democrática, que visa promover uma cultura escolar autônoma, participativa e organizada, alinhada às diretrizes públicas e centrada na colaboração entre gestores, professores, alunos e famílias (Luck, 2009; Colares, Pacífico e Estrela, 2009). Os resultados indicaram que, apesar de ações como reuniões mensais e coleta de dados socioeconômicos das famílias, o engajamento da equipe foi baixo, comprometendo o debate coletivo sobre a reescrita do PPP. A relevância social da experiência foi evidenciada pela contribuição ao fortalecimento da gestão democrática e da participação escolar, alinhando-se ao eixo "Políticas Públicas e Gestão da Educação" do COPED. As considerações finais indicam que, apesar das dificuldades, a gestão democrática é crucial para criar um ambiente escolar mais participativo, embora obstáculos como falhas na comunicação interna e divergências de visão precisem ser superados.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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