A GESTÃO ESCOLAR EM PRÁTICA: VIVÊNCIAS DE ESTÁGIO COM ÊNFASE NO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

  • Autor
  • Maria Julia Leardini
  • Resumo
  • O estágio em gestão escolar, realizado na E.B.M. Anita Bernardes Ganancini, em Camboriú-SC, teve como objetivo investigar as dificuldades enfrentadas pela equipe gestora na reescrita do Projeto Político-Pedagógico (PPP). A pesquisa envolveu a observação das atividades cotidianas da escola e entrevistas com os membros da equipe gestora, buscando compreender os desafios do processo e o papel da gestão escolar na criação de um ambiente de aprendizagem participativo. A metodologia foi estruturada em etapas como escolha da escola, observação, entrevistas e análise dos dados, com base em artigos e livros sobre gestão escolar. A fundamentação teórica abordou a gestão democrática, que visa promover uma cultura escolar autônoma, participativa e organizada, alinhada às diretrizes públicas e centrada na colaboração entre gestores, professores, alunos e famílias (Luck, 2009; Colares, Pacífico e Estrela, 2009). Os resultados indicaram que, apesar de ações como reuniões mensais e coleta de dados socioeconômicos das famílias, o engajamento da equipe foi baixo, comprometendo o debate coletivo sobre a reescrita do PPP.  A relevância social da experiência foi evidenciada pela contribuição ao fortalecimento da gestão democrática e da participação escolar, alinhando-se ao eixo "Políticas Públicas e Gestão da Educação" do COPED. As considerações finais indicam que, apesar das dificuldades, a gestão democrática é crucial para criar um ambiente escolar mais participativo, embora obstáculos como falhas na comunicação interna e divergências de visão precisem ser superados.

  • Palavras-chave
  • Gestão Democrática, Projeto Político Pedagógico, Estágio.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica