CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA PARA O ENSINO

  • Autor
  • Leonardo Augusto Couto Finelli
  • Co-autores
  • Admilson Eustáquio Prates , Wellington Danilo Soares , Daniel Antunes Freitas
  • Resumo
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    Introdução

    Abordar áreas artísticas na educação para o desenvolvimento da criança é importante. Tal ensino permite que se manifestem comunicações e expressões das vivências e experiências de aprendizagem.

    A dança desenvolve a sensibilidade da criança de uma maneira simbólica. Nessa, há pontos positivos como a representação, sentimentos, e desenvolvimento psicomotor. No entanto, são poucas as escolas que valorizam essa área para a formação (Oliveira, 2024).

     

     

    Justificativa e problema da pesquisa

    A pesquisa demonstrou a contribuição da dança para o desenvolvimento e aprendizagem. Porque investigou a importância de trabalhar com a dança para o desenvolvimento pedagógico da criança.

     

     

    Objetivos da pesquisa

    Investigar a importância de trabalhar com a dança para o desenvolvimento infantil.

     

     

    Referencial teórico que fundamenta a pesquisa

    A dança no contexto escolar configura-se como uma possibilidade para os alunos aprenderem a lidar com suas diferenças, competências e habilidades. Essa desenvolve a linguagem corporal, através de uma expressão de si, e promove o desenvolvimento da identidade. Assim, é um percurso de construção de aprendizagem a partir da realização e interação com o outro (Melo; Paraíso, 2023).

    Seus componentes conhecidos são o prazer e o lazer. Tais despertam a percepção do lúdico, que é trabalhado com os alunos. Esses se contrapõem ao reflexo mecânico da educação propedêutica que reduz a motivação ao aprendizado (Nunes, Carvalho; Saballa, 2022).

     

     

    Procedimentos metodológicos

    A pesquisa se valeu de delineamento de pesquisa de campo, exploratória, de corte transversal e análise qualitativa. Para tal, aplicou-se questionário para professores da educação infantil que utilizam a dança em sua prática de ensino. Os resultados foram discutidos à luz da literatura em uma perspectiva interpretativa (Assis; Monteiro, 2023).

     

     

    Análise dos dados e resultados finais da pesquisa

    Os resultados produzidos por 4 professoras da educação infantil indicaram que a dança oferece conteúdo diversificado e plural que reflete a cultura brasileira. As participantes indicaram também que há desafios na prática da dança na educação, em especial devido ao preconceito (de meninos) e vergonha (de meninas) para a atividade. Indicaram ainda dificuldades para o planejamento das atividades devido as demandas propedêuticas das escolas.

    No entanto expressaram facilidade para transmitir a dança para as crianças, e que essa auxilia aos infantes a desenvolverem sua cognição a partir de técnicas da dança criativa e improvisação.

    Por fim, assinalaram sua satisfação com esse ensino humanizado, que valida as emoções e favorece a motivação dos jovens para um ambiente educacional mais inclusivo e colaborativo.

     

     

    Relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e eixo temático do COPED

    A pesquisa apresentou favor ao uso metodologias ativas pouco exploradas no ambiente da educação infantil. As discussões ampliadas no texto integral são reforçadas pela literatura que corrobora as percepções produzidas pelos autores acerca das respostas das participantes.

     

     

    Considerações finais

    A pesquisa destacou os benefícios da dança no desenvolvimento infantil, por trabalhar aspectos cognitivos e expressivos, que fomentam os sentimentos da criança. Com a dança a criança encara desafios como seus próprios medos, e aumentam sua autoconfiança.

    A educação precisa ser criativa, lúdica e ter movimentos, demonstrando um conhecimento mais atuante, e que construa um saber significativo para cada criança a partir da comunicação pelo corpo das emoções vividas.

    No entanto, reconhece-se a limitação do estudo quanto a sua amplitude, visto que participaram apenas quatro docentes, apesar de suas contribuições ampliarem a construção científica sobre as contribuições da dança para o ensino.

     

  • Palavras-chave
  • Criança; Dança; Educação; Ensino; Desenvolvimento Infantil
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
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