DINÂMICAS LÚDICAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID

  • Autor
  • Ricardo Rovilson da Silva
  • Co-autores
  • Maria Eduarda Ramos Melo , Luciana Darlem Santos Ribeiro de Macedo
  • Resumo
  • Resumo – Relato de Experiência

     

    Este relato descreve o desenvolvimento de uma atividade realizada nos 8° e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola situada em Montes Claros, MG, como parte do Programa de Iniciação à Docência em Matemática (PIBID-Matemática). Os resultados mostram o incentivo à participação, tornando a aprendizagem mais divertida.

     

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

     

    Este relato apresenta experiências vivenciadas na Escola Estadual Clóvis Salgado por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros e CAPES, evidenciando a prática pedagógica para acadêmicos, com foco na aplicação de estratégias diferenciadas e seu impacto em sala de aula.

     

    Problema norteador e objetivos

     

    A ação foi desenvolvida com turmas dos 8º e 9º anos, após a observação de desinteresse, conversas paralelas e baixa adesão às aulas, por parte dos estudantes. O objetivo é mostrar como a inserção dos pibidianos na escola contribui para a formação docente e para tornar o ambiente de aprendizagem mais dinâmico, inclusivo e eficaz.

     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

     

    Na fase de diagnóstico, foram realizadas observações das turmas, das aulas e das metodologias utilizadas. Identificou-se a dispersão dos estudantes, conversas constantes e baixa adesão ao conteúdo. Verificou-se também a dificuldade do professor regente em manter o controle das turmas e progredir com o planejamento. Diante desse cenário,  optou-se por iniciar uma dinâmica com o objetivo de mostrar aos estudantes que a Matemática pode ser divertida. A atividade escolhida foi “Encontre o Número Oculto”.

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

     

    A experiência fundamenta-se em abordagens construtivistas, como as de Vygotsky (1991), que destaca o papel da interação social na aprendizagem e de Piaget (1976), que valoriza o protagonismo do aluno em contextos desafiadores. Moreira e Masini (2001) ressaltam que estratégias baseadas em surpresa e desafio promovem engajamento e disciplina.

     

    Resultados da prática

     

    A dinâmica promoveu engajamento e participação, especialmente entre alunos inicialmente tímidos, motivados pela curiosidade e pela premiação. Ao final, foi proposto o desafio de descobrir o segredo da atividade, revelado por uma aluna do 9º ano. Também se observou melhora no comportamento e retomada rápida do foco durante a aula.Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

     

    A experiência promoveu o uso de metodologias ativas no ensino de Matemática, valorizando a escola como espaço de transformação e contribuindo para a formação de professores sensíveis às realidades escolares. Voltada ao desenvolvimento de habilidades como gestão de sala, escuta ativa e adaptação didática, a proposta, alinhada ao eixo do COPED sobre práticas pedagógicas inovadoras, evidenciou o potencial da parceria entre universidade e escola para impactar a aprendizagem, o clima escolar e a autoestima dos alunos.

     

    Considerações finais

     

    A capacidade da dinâmica em envolver as turmas foi confirmada, validando a metodologia adotada. A alternância em relação ao modelo tradicional demonstrou-se uma estratégia eficiente para despertar interesse e fomentar a participação ativa dos estudantes.

  • Palavras-chave
  • Metodologias ativas; Ensino de Matemática; Formação docente
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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