O presente estudo justifica-se pela urgência de enfrentar a exclusão digital de pessoas com mais de 60 anos, visto que a lacuna no acesso e uso de tecnologias digitais compromete sua participação social e autonomia; assim, o problema de pesquisa centra-se em investigar como o aprendizado no ambiente tecnológico pode suprir essa necessidade formativa. O objetivo é desenvolver a autonomia e facilitar o acesso a informações, ferramentas de produtividade e comunicação digital. O referencial teórico fundamenta-se em autores de andragogia, que enfatizam o papel da experiência e da motivação intrínseca em adultos maduros. Metodologicamente, combinou-se estudo de caso e pesquisa-ação, com uma amostra de 16 idosos organizados em seis módulos de quatro horas cada, distribuídos em duas aulas semanais de duas horas; o processo de coleta inclui questionários pré e pós-teste e observação participante. Os resultados parciais apontam aumento na confiança digital, no uso de ferramentas de produtividade e comunicação em redes sociais; depoimentos evidenciam maior protagonismo e sensação de pertencimento ao ambiente virtual. A pesquisa contribui ao propor um modelo formativo voltado ao público sênior, com relevância social ao promover equidade no acesso ao conhecimento tecnológico e fortalecer a cidadania digital.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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