O IMPACTO DO ESPORTE NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES

  • Autor
  • Leonardo Augusto Couto Finelli
  • Co-autores
  • Himardes Freire Rocha
  • Resumo
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    Introdução

    O esporte desempenha um papel fundamental na formação do indivíduo. Contribui para o desenvolvimento físico, além de auxiliar a construir habilidades sociais, emocionais e cognitivas. A escola, como espaço de desenvolvimento integral, tem a responsabilidade de proporcionar aos estudantes oportunidades de vivenciar o esporte de forma estruturada, com o intuito de formar cidadãos mais completos e preparados para os desafios da vida cotidiana. O esporte escolar promove o desenvolvimento técnico e tático, que incentiva a dedicação, disciplina e trabalho em equipe que desenvolvem a cooperação, o trabalho de grupo, a disciplina, a troca de conhecimentos entre os pares (Pires et al., 2024).

     

     

    Justificativa e problema da pesquisa

    A proposta analisou o impacto do esporte na formação integral dos estudantes, com foco nas suas implicações para o desenvolvimento de habilidades físicas, emocionais e sociais no ambiente escolar. Se justificou por compreender os benefícios da prática esportiva na escola.

     

     

    Objetivos da pesquisa

    Compreender os benefícios da prática esportiva na escola, assim como identificar os desafios e as perspectivas de um modelo educacional que valorize o esporte como parte essencial da formação do estudante

     

    Referencial teórico que fundamenta a pesquisa

    É no ambiente escolar que muitas crianças têm seu primeiro contato com a prática esportiva, uma experiência que pode influenciar diretamente a maneira como elas se relacionam com o esporte ao longo da vida. Ao incentivar a prática esportiva, a escola contribui para a melhoria da saúde física dos estudantes, ajudando a prevenir doenças relacionadas ao sedentarismo e promovendo hábitos saudáveis. O esporte também é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento emocional e social. Por meio da prática esportiva, as crianças aprendem valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e superação (Campanhã et al., 2021).

     

    Procedimentos metodológicos

    Foi realizada uma pesquisa de campo, exploratória, quantitativa e corte transversal, produzida por meio de questionário estruturado em escala likert apresentado a professores convidados, de Teixeira de Freitas – BA, sobre suas percepções sobre a pratica esportiva na escola. Tais foram analisados a partir de análise paramétrica e discutidos com a literatura.

     

    Análise dos dados e resultados finais da pesquisa

    Os resultados indicam que a grande maioria dos respondentes concordam que as atividades de educação física contribuem para o desenvolvimento dos estudantes. de modo similar indicam que prática desportiva contribui para o desenvolvimento da disciplina dos estudantes; para a saúde dos jovens; para a redução das dificuldades escolares, e na formação acadêmica. Tais achados corroboram os de outras pesquisas similares como as de Lima (2024); Monteiro (2024) e Silva (2024).

     

    Relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e eixo temático do COPED

    Considerados os saberes e práticas educativas é típico que a escola se volte apenas para os conteúdos propedêuticos. Tal escolha reduz seu potencial quanto a formação integral dos estudantes.

     

    Considerações finais

    A conclusão foi de que apesar de os docentes reconhecerem a importância da prática esportiva para a formação dos estudantes, ainda existem barreiras na estrutura educacional para sua plena implementação integral no processo educacional.

     

     

  • Palavras-chave
  • Educação Física Escolar; Educação Integral; Psicologia do Esporte
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
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