Relato de Experiência com Alunos do 1°Ano da Escola Estadual Virgínio Cruz de Espinosa MG

  • Autor
  • Antonio Aparecido Sobrinho
  • Co-autores
  • Islaine Beatriz Sousa Rodrigues
  • Resumo
  • O relato descreve a experiência dos acadêmicos de Pedagogia da Unimontes, Antonio Aparecido Sobrinho e Islaine Beatriz Sousa Rodrigues, durante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Estadual Virgínio Cruz, em Espinosa-MG, com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi intervir em uma turma com desafios no processo de alfabetização, incluindo alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
    Foram adotadas estratégias lúdicas e adaptadas, como jogos, músicas e contação de histórias com apoio visual, promovendo um ambiente de aprendizagem cooperativa. Os resultados mostraram avanços na participação, autonomia e socialização dos alunos, especialmente os com TEA. A prática evidenciou a importância da inclusão, da personalização do ensino e do fortalecimento da autoestima no processo educacional, contribuindo também para a formação dos futuros professores.

  • Palavras-chave
  • Alfabetização, Experiência e Aprendizagem.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica