A pesquisa, vinculada ao mestrado em Educação, investiga um ambiente de aprendizagem no metaverso Roblox com crianças de uma escola de assentamento rural de Montes Claros–MG. Justifica-se pela necessidade de ampliar o acesso e a apropriação de tecnologias digitais e imersivas por sujeitos historicamente excluídos, como os moradores de áreas rurais. A problemática que nos orienta interroga como construir um ambiente virtual no metaverso que seja significativo para crianças multisseriadas em contexto rural. O objetivo é relatar a criação de um espaço imersivo no Roblox, utilizando como referência uma maquete construída por crianças com materiais recicláveis que representam suas comunidades. O referencial teórico ancora-se nos estudos de Tori (2022). A metodologia adotada foi a cartográfica, conforme proposta por Passos, Kastrup e Escóssia (2015), como estratégia de pesquisa-intervenção. A coleta e produção de dados envolveram práticas colaborativas entre crianças, mestrandos e acadêmicos das áreas de Engenharia de Sistemas. Os resultados parciais evidenciam que a construção do metaverso favoreceu a invenção pedagógica, o engajamento das crianças, a valorização da cultura local e o fortalecimento de vínculos com o espaço vivido, configurando o metaverso como ambiente de aprendizagem e inclusivo. O estudo articula-se ao propor práticas pedagógicas que contribuem para o combate às desigualdades digitais e à valorização da diversidade territorial e cultural. Sua relevância social reside na promoção da equidade no acesso às tecnologias educacionais emergentes.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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