O presente estudo discute a criação de portais institucionais como estratégia para fortalecer o vínculo entre universidades e seus egressos. A proposta visa integrar ações de acompanhamento e valorização por meio de plataformas digitais dinâmicas, interativas e acessíveis. A metodologia adotada foi qualitativa, com base em revisão de literatura e análise de experiências de universidades públicas brasileiras que implementaram ferramentas semelhantes. Os resultados indicam que o uso de tecnologias digitais pode ampliar a comunicação institucional, apoiar processos de autoavaliação dos cursos e oferecer serviços aos egressos. Contudo, muitos portais ainda enfrentam desafios como conteúdos desatualizados, baixa interatividade e falta de informações claras sobre os benefícios oferecidos. Conclui-se que, quando bem estruturados e atualizados, os portais digitais podem representar um avanço significativo nas políticas de acompanhamento institucional, em consonância com as diretrizes do SINAES, promovendo uma relação contínua, participativa e estratégica entre as instituições de ensino superior e seus egressos.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica