OS IMPACTOS DA REVOLUÇÃO FRANCESA TRABALHADOS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA INTRODUÇÃO À TEMÁTICA DOS DIREITOS HUMANOS PARA A JUVENTUDE.
Gustavo Henrique Marques da Silva
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
gustavohenriquemarques672@gmail.com
Maria Vitória Almeida Barbosa
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
maria.barbosa@edu.unimontes.br
Silvânia Dias Oliveira
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
silvaniadiasdeoliveira@ymail.com
Eixo: Saberes e Práticas Educativas
Palavras-chave: Revolução Francesa; Direitos Humanos; Cidadania
Resumo – Relato de Experiência
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
A prática vem através da semana dos direitos humanos e da visita à Câmara Municipal de Montes Claros, com palestras que envolviam cidadania, direitos e afins; já a visita envolvia o conhecimento básico sobre as leis e a separação dos 3 poderes. Todo esse contexto foi importante para a criação da oficina didática de ensino sobre a Revolução Francesa, pois envolvia o conhecimento de tais acontecimentos históricos e dando uma base aos alunos para que compreendessem, já dentro da Câmara Municipal, o início dessa democratização que possuímos.
Problema norteador e objetivos
A questão que norteia o desenvolvimento da prática seria o não conhecimento dos alunos sobre os conceitos políticos. Nesse sentido, objetivamos estimular o interesse dos discentes acerca dos direitos, cidadania, e a importância da participação popular nas decisões administrativas.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
Foi utilizado como recurso a exposição de slides realizada pelos Pibidianos, promovendo o conhecimento sobre tal época política francesa, que permitiu relacionar as consequências da Revolução Francesa com a visita na Câmara Municipal de Montes Claros.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
Tivemos como fundamentação teórica o historiador e especialista em história moderna Cesar Henrique de Queiroz Porto, e o livro didático: “Identidade em ação: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, elaborado pelo historiador Leandro Karnal em conjunto com outros autores, os quais, buscamos aplicar ao conhecimento discente, os conceitos de ética, cidadania e Direitos Humanos pelo contexto da Revolução Francesa.
Resultados da prática
Foi possível notar um resultado satisfatório, colaborando para a compreensão dos alunos acerca da Revolução Francesa e sua influência na elaboração dos Direitos Humanos. Os estudantes apresentaram suas colaborações na oficina, com perguntas e uma certa curiosidade sobre o objetivo estudado.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
O presente relato se relaciona com o seu eixo uma vez que a proposta desse projeto é demonstrar a importância da história dos Direitos Humanos trabalhada em sala de aula. Torna-se, portanto, relevante ao corpo docente o uso do recurso para promoção do pensamento crítico, identificando na revolução, as modificações e rupturas sociais como base para a formação constitucional democrática.
Considerações finais
Logo, a oficina sobre a Revolução Francesa mostrou-se uma prática pedagógica enriquecedora, para evidenciar a relevância dos eventos históricos para o entendimento das transformações sociais e políticas que moldam a sociedade contemporânea. Agradecemos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e ao projeto PIBID a oportunidade de espalhar os ensinamentos acerca dos eventos históricos.
Referências
MARTINI, Alice de; COSTA, Cristina; FREITAS, Eliano; VIEIRA, Felipe de Paula Góis; BACKX, Isabela; KARNAL, Leandro; FERNANDES, Luiz Estevam de Oliveira; ABREU, Marcelo; DEL GAUDIO, Rogata Soares. Identidade em ação: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo: FTD Educação, 2020.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica