RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRODUÇÃO DE TEXTO SOBRE A RELAÇÃO DO BANCO MUNDIAL E A POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL

  • Autor
  • Marcos Filipe Soares Oliveira
  • Co-autores
  • Guilherme Augusto Sarmento
  • Resumo
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRODUÇÃO DE TEXTO SOBRE A RELAÇÃO DO BANCO MUNDIAL E A POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL

    Eixo: Políticas Públicas e Gestão Educacional

    Palavras-chave: Políticas Públicas. Banco Mundial. Educação.

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

    O presente resumo é resultado da experiência na produção de um texto em dupla, como parte das atividades avaliativas da disciplina Políticas Públicas Educacionais, ministrada pela professora Dra. Zilmar Gonçalves Santos, no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, cujo o foco era a produção de um texto em que os mestrandos discutissem a relação do Banco Mundial e a Política Educacional no Brasil. A atividade justificou-se pela necessidade dos mestrandos em aprofundar a compreensão sobre a temática abordada. 

    Problema norteador e objetivos

    O problema norteador do estudo foi, como as diretrizes e financiamentos do Banco Mundial influenciaram a formulação e implementação das políticas educacionais no Brasil, e quais os impactos dessas intervenções na qualidade, equidade e soberania da educação brasileira.

    Portanto os objetivos foram compreender as dinâmicas de poder, os interesses e os impactos estruturais da relação entre o Banco Mundial e a política educacional brasileira, analisando como essa interação influenciou, e ainda influencia, os rumos da educação pública no país.

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

                A produção do texto foi realizada em dupla, onde os mestrandos construíram as ideias principais a partir das leituras e estudos dos textos trabalhados em aula, em seguida reuniram de forma remota para a elaboração final do texto.

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

    A fundamentação teórica que sustentou o estudo foi o livro organizado por João Márcio Mendes Pereira e Marcela Pronko, A Demolição de Direitos: um exame das políticas do Banco Mundial para a educação e a saúde (1980-2013).

    Resultados da prática

                A elaboração do texto crítico sobre a relação entre o Banco Mundial e a política educacional brasileira gera, teve como principal resultado a desconstrução da narrativa de neutralidade técnica nas reformas educacionais, revelando seus vínculos com projetos políticos e econômicos neoliberais. Ao analisar documentos, financiamentos e impactos concretos, o trabalho evidencia como as condicionalidades do Banco Mundial moldaram prioridades, muitas vezes em detrimento de uma educação verdadeiramente democrática e inclusiva.

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

    A relevância social de analisar a relação entre o Banco Mundial e a educação brasileira está em revelar como políticas globais impactam o cotidiano das escolas públicas. Ao desvendar os interesses por trás das reformas educacionais, esse tipo de texto fortalece a sociedade para questionar modelos impostos, defender uma educação verdadeiramente pública e exigir políticas que priorizem a qualidade social do ensino, não apenas resultados padronizados.

    Além disso, o tema central do estudo relaciona-se ao eixo temático: Políticas Públicas e Gestão Educacional do COPED - Congresso Nacional De Pesquisa Em Educação.

    Considerações finais

    Elaborar um texto sobre o Banco Mundial e a educação brasileira vai além da análise acadêmica, é um ato de desmascaramento de poder. Ao expor como políticas globais moldam nossas escolas, transformamos dados em armas críticas. Essa prática revela que escrever sobre educação é também disputar seu sentido, entre formar para o mercado ou para a cidadania

    Referências

    PEREIRA, João Márcio Mendes; PRONKO, Marcela (Org.). A demolição de direitos: um exame das políticas do Banco Mundial para a educação e a saúde (1980-2013). Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV)/Fiocruz, 2014.

     

  • Palavras-chave
  • Políticas Públicas. Banco Mundial. Educação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
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