DO DIAGNÓSTICO À PRÁTICA: INTERVENÇÕES PARA REFORÇAR OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

  • Autor
  • Luiz Felipe Vieira da Silva
  • Resumo
  •  

    Resumo – Relato de Experiência

     

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

    Este relato de experiência descreve uma experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). As atividades foram desenvolvidas na Escola Estadual Belvinda Ribeiro, em Montes Claros-MG, com duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. A prática foi justificada pela necessidade de ampliar o engajamento dos estudantes nos conteúdos de Matemática, especialmente conjuntos numéricos e potenciação e de intervir diante das dificuldades básicas relacionadas às operações fundamentais.

     

    Problema norteador e objetivos

    Durante as observações iniciais e o acompanhamento das aulas, foi possível identificar que muitos estudantes apresentavam dificuldades na realização de operações básicas que impactava diretamente na compreensão de conteúdos mais complexos. Diante disso, definiu-se como problema norteador: Como intervir de forma significativa para recuperar e fortalecer as habilidades operatórias essenciais à aprendizagem da Matemática no 9º ano?

     

     Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

    As atividades foram conduzidas com duas turmas do 9º ano, sob orientação da professora regente. O trabalho iniciou-se com diagnósticos informais durante as aulas, incluindo observação da participação, resolução de exercícios e conversas com os alunos. A partir disso, foi elaborado um projeto de intervenção voltado à retomada da tabuada e ao fortalecimento das operações fundamentais.

     

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

    A prática pedagógica foi fundamentada em pressupostos teóricos de Ferreira e Virgens (2024) que tratam a superação de defasagens de aprendizagem no ensino de Matemática. Esses autores destacam a importância de estratégias pedagógicas que abordem lacunas no conhecimento dos alunos, principalmente em conteúdos fundamentais.

     

    Resultados da prática

    A aplicação do projeto de intervenção resultou em maior envolvimento dos alunos nas aulas, o que favoreceu a participação de estudantes que antes se mostravam desmotivados ou inseguros. Observou-se progressivamente uma melhora no desempenho em operações básicas e maior confiança na resolução de exercícios.

     

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

    A experiência revelou-se socialmente relevante ao promover práticas pedagógicas inclusivas e atentas às dificuldades enfrentadas pelos estudantes. O trabalho desenvolvido dialoga diretamente com o eixo 2 do COPED Educação Matemática,  que trata da formação docente e das práticas pedagógicas inovadoras, pois destaca o papel da universidade na aproximação com a escola.

     

    Considerações finais

    A participação no PIBID tem sido essencial para formação inicial docente, pois proporciona aos futuros professores vivenciar os desafios da docência de forma crítica e positiva. A partir do diagnóstico das dificuldades e da aplicação do projeto de intervenção, foi possível compreender a importância de ações pedagógicas contextualizadas, planejadas com intencionalidade e baseadas na escuta ativa dos estudantes.

     

  • Palavras-chave
  • Práticas Pedagógicas, Formação Docente, Educação Matemática
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica