USO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS GENERATIVA COMO METODOLOGIA ASSISTIVA EM PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA DE PÓS GRADUANDOS SURDOS
Adriana Lopes Martins
PPGE/Unimontes adriana.lopes.martins1997@gmail.com
Dra. Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
PPGE/Unimontes
maria.ribeiro@unimontes.br
Eixo: Tecnologias da Educação e Educação a Distância
Palavras-chave: Inteligências Artificiais Generativas. Processos de leitura e escrita. Pós graduandos surdos.
Resumo Simples
Este resumo apresenta o andamento do projeto “Uso de Inteligências Artificiais Generativas (IAG) como metodologia assistiva em processos de leitura e escrita de pós-graduandos surdos”. O tema, novo e pouco explorado, destaca-se pelo potencial de ampliar a autonomia, superar barreiras e fortalecer a escrita acadêmica desses estudantes. A pesquisa busca responder como as IAG são utilizadas por pós-graduandos surdos nos processos de leitura e escrita, e como professores-orientadores percebem esse uso. O objetivo geral é analisar o uso de IAG como recurso assistivo no ensino superior inclusivo. Os objetivos específicos são: (1) examinar os usos, ferramentas e estratégias de acessibilidade empregadas; (2) investigar as percepções dos estudantes sobre a contribuição da IAG em sua trajetória acadêmica; e (3) interpretar a visão dos orientadores sobre o uso da IAG como apoio metodológico ou desafio ético. A abordagem metodológica é mista, com aplicação de questionários e entrevistas, e análise baseada na Análise do Discurso. O referencial teórico está em construção com base em Ramos (2023), Trindade e Oliveira (2024), Kaufman e Santaella (2020), e Cardoso Sampaio et al. (2024), que discutem IA, linguagem, inclusão e tecnologias. Inserido no campo da pesquisa em Educação, este projeto propõe uma reflexão crítica sobre o uso de IGA em contextos acadêmicos.
Referências
Cardoso Sampaio, R., Chagas, V., Sinimbu Sanchez, C., Gonçalves, J., Borges, T., Brum Alison, M., … Schwarzer Paz, F. (2024). Uma revisão de escopo assistida por inteligência artificial (IA) sobre usos emergentes de ia na pesquisa qualitativa e suas considerações éticas. Revista Pesquisa Qualitativa, 12(30), 01–28. https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.30.729
Kaufman, Dora & Santaella, Lucia. (2020). O papel dos algoritmos de inteligência artificial nas redes sociais. Revista FAMECOS. 27. 34074. 10.15448/1980-3729.2020.1.34074.
Ramos, A. S. M. (2023). Inteligência Artificial Generativa baseada em grandes modelos de linguagem - ferramentas de uso na pesquisa acadêmica. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.6105
Trindade, A. S. C. E. da, & Oliveira, H. P. C. de. (2024). Inteligência artificial (IA) generativa e competência em informação. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 19(1). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/61941
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