INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: ALFABETIZAR A PARTIR DO TRABALHO COM CARTAS

  • Autor
  • Úrsula Adelaide de Lélis
  • Co-autores
  • Jacqueline Araújo Corrêa Mendes
  • Resumo
  • Relato de Experiência

     

    Contextualização e justificativa da prática

    O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) objetiva inserir licenciandos nos espaços escolares, vivenciando práticas significativas que colaborem para a sua formação acadêmica e profissional. Neste sentido, o Subprojeto de Alfabetização tem como fundamento o trabalho com o alfabetizar na perspectiva do letramento, enquanto direito da criança e caminho para o desenvolvimento da linguagem (Unimontes, 2024). No PIBID Unimontes/Pirapora, o “Projeto de Intervenção Pedagógica Cartas” (Mendes; Lélis, 2025) está movimentando as escolas atendidas pelo programa, sublinhando o papel social da leitura e da escrita e ensinando crianças a ler e a escrever.

     

    Problema norteador e objetivos

    O diagnóstico de leitura e escrita das crianças revelou que muitas delas, mesmo em turmas de 3º ao 5º anos do ensino fundamental, ainda encontram-se no início do processo de alfabetização. O projeto Cartas objetiva propiciar a interação com a escrita e a leitura em situações de prática social, construindo conhecimentos linguísticos a partir da aprendizagem do sistema de escrita alfabética.

     

    Procedimentos metodológicos

    As pibidianas estão desenvolvendo atividades com as crianças que envolvem leitura, escrita de cartas e envelopes; função do gênero textual; criação e uso de selos; conhecimento sobre endereços; trocas entre escolas e leitura de livros literários. A elaboração de correspondências pelas crianças abrange situações contextualizadas e explora temas como a origem dos nomes e formação de novas amizades. Além disso, elas aprendem sobre si mesmos e seus colegas por meio de informações sobre brincadeiras, comidas preferidas e outras curiosidades sobre quem trocam as cartas.

     

    Fundamentação teórica da prática

    Práticas de alfabetização ganharam novo significado a partir dos estudos de Ferreiro e Teberosky (1999) e Soares (2020; 2007). Aprender a ler e a escrever deixou de configurar-se como técnica de ensino voltando-se para as formas de aprendizagem do sistema notacional da escrita. Nessa guinada epistemológica, o letramento insere a função social do ler e escrever como fundamento básico para a contextualização da aprendizagem.

     

    Resultados da prática

    Iniciado em fevereiro de 2025, o projeto vem movimentando as escolas com as trocas de correspondências, as visitas de carteiros, atividades de alfabetização (como jogos), acionando a aprendizagem da leitura e da escrita das crianças. Observa-se também a motivação das pibidianas com a intervenção. Dia a dia, novas aprendizagens são registradas apontando que, até o final do projeto, em julho, haverá avanços significativos.

     

    Relevância social para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático

    Experiências de alfabetização dialogam com a formação de professores e disseminam práticas que podem produzir outras práticas e interferir na formação de professoras e crianças.

     

    Considerações finais

    Formar professoras alfabetizadoras comprometidas com a aprendizagem contextualizada da leitura e da escrita é um grande desafio. Dessa forma, o PIBID apresenta-se como uma rica oportunidade formativa para as licenciandas, transformando o espaço escolar em “Ateliê de Aprendizagem” pelo acesso a práticas significativas nesse campo e preparando-as para a docência.

     

    Referências

    FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. S. Paulo: Artmed, 1999.

     

    MENDES, J. A. C.; LÉLIS, U. A. Práticas de intervenção no PIBID: Cartas. Pirapora, 2025. mimeo.

     

    SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. S.Paulo: Contexto, 2020.

     

    ______. Letramento: um termo em 3 gêneros. B. Horizonte: Autêntica/CEALE, 2007.

     

    UNIMONTES. Sub-projeto Alfabetização. M. Claros, 2024.

  • Palavras-chave
  • Docência; Alfabetização; PIBID
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
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