EDUCAÇÃO INCLUSIVA: BARREIRAS, DESAFIOS E LACUNAS EXISTENTES NO ENSINO SUPERIOR PARA ALUNOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA E DE NECESSIDADES ESPECIAIS

  • Autor
  • RICARDO WILAME SANTANA DE ALMEIDA
  • Resumo
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    Esta pesquisa em andamento insere-se no campo Políticas Públicas e Gestão da Educação, Educação com foco nas atuações do Núcleo de Sociedade Inclusiva (NUSI), da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES na inclusão de alunos portadores de deficiência e de necessidades especiais. Baseado nas dimensões de acessibilidade propostas por Sassaki (2009), este estudo tem como objetivos analisar a percepção dos estudantes com deficiência sobre a acessibilidade na universidade estadual de Montes Claros - UNIMONTES, compreender a amplitude do conceito de acessibilidade na comunidade universitária, além de enfatiza a necessidade de assumir responsabilidades individuais e coletivas na construção de uma universidade inclusiva. Tal objetivo acaba nos trazendo outros, como: Identificar as lacunas existente nas leis que assegure o direito de alunos com algum tipo de deficiência e necessidades especiais; identificar as barreiras e os desafios encontrados por esses alunos dentro da Universidade; e compreender a falta de uma legislação que beneficiei tais alunos no ensino superior. A pesquisa ainda em fase de desenvolvimento, tem como proposta a pesquisa qualitativa e aplicada, desde relato de experiência dos alunos da instituição em questão com algum tipo de deficiência, além de informações de colegas e professores desses alunos, sendo a pesquisa empírica, e bibliográfica nossa principal metodologia. Entendemos que o estudo irá identificar a relação desses alunos com a Universidade da qual estão inseridos, entender a interação com os campi e promoção de soluções para acesso livre desses estudantes, incentivar a permanência deles no curso do qual escolheu, além de identificar as barreiras e desafios do ponto de vista pedagógico e administrativos encontrados por esses alunos. Para obtermos o resultado esperado buscaremos fontes que abordam nossa temática, como: Jannuzzi (2012), Júnior (2010), Sassaki (2009), RECH (2011), entre outros.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Inclusiva; Desafios; Lacunas; Ensino Superior
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
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