PRÁTICA PEDAGÓGICA EM LINGUAGENS, NA EDUÇÃO INFANTIL

  • Autor
  • Renata Carolina dos Santos Duarte
  • Co-autores
  • Maria Catarina Prudêncio Alves
  • Resumo
  •  

    A alfabetização e o letramento são temas centrais na formação das crianças, especialmente em contextos educativos marcados pela diversidade cultural, social e linguística. No entanto, ainda persistem práticas escolares que desconsideram as múltiplas realidades dos alunos, priorizando modelos homogêneos e descontextualizados de ensino. Este resumo  propõe discutir a alfabetização como prática social e o letramento como construção de sentidos, articulando-os com a presença de outras linguagens e com o reconhecimento da diversidade no ambiente escolar.

     

     

  • Palavras-chave
  • alfabetização, letramento, diversidade
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica