Resumo – Relato de Experiência
Relato de experiência de uma apresentação de seminário na disciplina de Epistemologia e Pesquisa em Educação do Mestrado em Educação da Unimontes.
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
Seminário realizado com objetivo de orientar o acadêmico na escrita do Projeto de Pesquisa a fim de compreender e dominar as várias fases da construção de investigação.
Problema norteador e objetivos
Como elaborar um projeto de pesquisa científico, no contexto da pesquisa qualitativa exploratória, integrando a prática e a teoria a fim de garantir a viabilidade e qualidade da investigação? Como o trabalho de campo pode ser uma ferramenta de descoberta e criação na pesquisa social, permitindo ao pesquisador compreender e interpretar a realidade de forma profunda e contextualizada?
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
Após leitura prévia do livro “Pesquisa social: teoria, método e criatividade” de Minayo (1994), a turma foi dividida em 6 grupos e cada um ficou responsável por dois capítulos. Foi solicitado que cada grupo deveria discutir sobre o conteúdo, elaborar um mapa conceitual de cada capítulo que lhe foi destinado e também retirar a problemática e o principal objetivo que orientou os autores. Em seguida escolhemos o projeto de pesquisa de um dos membros do grupo e ajustamos de acordo com o conhecimento adquirido no texto. No dia da apresentação cada grupo teve 30 minutos para iniciar, desenvolver e finalizar a apresentação. Após cada apresentação tivemos 15 minutos para discutir e tirar dúvidas sobre o tema apresentado. Foi sorteado um debatedor para questionar o grupo e um relator para descrever o conteúdo apresentado.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
A elaboração de um projeto de pesquisa é essencial para orientar o pesquisador ao longo de sua investigação, funcionando como um guia que estrutura o percurso científico. Além disso, é um recurso fundamental de comunicação e validação no meio acadêmico, contribuindo para a organização e o bom desenvolvimento do estudo (Deslandes,1994).
Resultados da prática
A apresentação proporcionou um ambiente de escuta, respeito e cooperação. A diversidade de abordagens entre os grupos, ainda que baseadas em um mesmo capítulo, evidenciou diferentes compreensões e estilos de apresentação, o que enriqueceu o debate. A postura acolhedora da professora durante a exposição contribuiu para reduzir a ansiedade e fortalecer a confiança dos participantes. Além disso, o exercício de adaptação ao tempo de fala favoreceu a objetividade e a clareza, aprimorando a competência comunicativa dos estudantes.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
A experiência mostrou-se relevante ao fortalecer práticas formativas que valorizam a autonomia, a escuta ativa e o trabalho colaborativo entre estudantes de pós-graduação. Tais práticas favorecem a construção de saberes docentes voltados à reflexão crítica e à mediação dialógica.
Considerações finais
A experiência mostrou-se relevante ao fortalecer práticas formativas que valorizam a autonomia, a escuta ativa e o trabalho colaborativo entre estudantes de pós-graduação. Tais práticas favorecem a construção de saberes docentes voltados à reflexão crítica e à mediação dialógica.
Referências
DESLANDES, Suely Ferreira. A construção do projeto de pesquisa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 31–50.
NETO, Otávio Cruz. O Trabalho de Campo Como Descoberta e Criação. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 51–66.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica