RELATO DE EXPERIÊNCIA DE SEMINÁRIO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA E TRABALHO DE CAMPO

  • Autor
  • Marina Librelon Pinheiro Lopes
  • Resumo
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    Resumo – Relato de Experiência

     

    Relato de experiência de uma apresentação de seminário na disciplina de Epistemologia e Pesquisa em Educação do Mestrado em Educação da Unimontes.

     

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

     

    Seminário realizado com objetivo de orientar o acadêmico na escrita do Projeto de Pesquisa a fim de compreender e dominar as várias fases da construção de investigação.

     

    Problema norteador e objetivos

     

    Como elaborar um projeto de pesquisa científico, no contexto da pesquisa qualitativa exploratória, integrando a prática e a teoria a fim de garantir a viabilidade e qualidade da investigação? Como o trabalho de campo pode ser uma ferramenta de descoberta e criação na pesquisa social, permitindo ao pesquisador compreender e interpretar a realidade de forma profunda e contextualizada?

                                                                                              

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

     

    Após leitura prévia do livro “Pesquisa social: teoria, método e criatividade” de Minayo (1994), a turma foi dividida em 6 grupos e cada um ficou responsável por dois capítulos. Foi solicitado que cada grupo deveria discutir sobre o conteúdo, elaborar um mapa conceitual de cada capítulo que lhe foi destinado e também retirar a problemática e o principal objetivo que orientou os autores. Em seguida escolhemos o projeto de pesquisa de um dos membros do grupo e ajustamos de acordo com o conhecimento adquirido no texto. No dia da apresentação cada grupo teve 30 minutos para iniciar, desenvolver e finalizar a apresentação. Após cada apresentação tivemos 15 minutos para discutir e tirar dúvidas sobre o tema apresentado. Foi sorteado um debatedor para questionar o grupo e um relator para descrever o conteúdo apresentado.

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

     

     A elaboração de um projeto de pesquisa é essencial para orientar o pesquisador ao longo de sua investigação, funcionando como um guia que estrutura o percurso científico. Além disso, é um recurso fundamental de comunicação e validação no meio acadêmico, contribuindo para a organização e o bom desenvolvimento do estudo (Deslandes,1994).

     

    Resultados da prática

     

    A apresentação proporcionou um ambiente de escuta, respeito e cooperação. A diversidade de abordagens entre os grupos, ainda que baseadas em um mesmo capítulo, evidenciou diferentes compreensões e estilos de apresentação, o que enriqueceu o debate. A postura acolhedora da professora durante a exposição contribuiu para reduzir a ansiedade e fortalecer a confiança dos participantes. Além disso, o exercício de adaptação ao tempo de fala favoreceu a objetividade e a clareza, aprimorando a competência comunicativa dos estudantes.

     

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

     

    A experiência mostrou-se relevante ao fortalecer práticas formativas que valorizam a autonomia, a escuta ativa e o trabalho colaborativo entre estudantes de pós-graduação. Tais práticas favorecem a construção de saberes docentes voltados à reflexão crítica e à mediação dialógica.

     

    Considerações finais

     

    A experiência mostrou-se relevante ao fortalecer práticas formativas que valorizam a autonomia, a escuta ativa e o trabalho colaborativo entre estudantes de pós-graduação. Tais práticas favorecem a construção de saberes docentes voltados à reflexão crítica e à mediação dialógica.

     

    Referências

     

    DESLANDES, Suely Ferreira. A construção do projeto de pesquisa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 31–50.

     

    NETO, Otávio Cruz. O Trabalho de Campo Como Descoberta e Criação. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 51–66.

     

  • Palavras-chave
  • Relato de experiência. Seminário temático. Projeto de pesquisa
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  • Comunicação oral
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