CORPOS DÓCEIS E DISCIPLINADOS NAS INSTITUIÇÕES CÍVICO-MILITARES: CONTEXTO HISTÓRICO

  • Autor
  • Daniele Borges Meireles de Oliveira
  • Co-autores
  • Leandro Luciano Silva Ravnjak
  • Resumo
  • Resumo 

    O objetivo dessa pesquisa é analisar o percurso histórico das Escolas Cívico-Militares e sua atuação como dispositivos disciplinares no contexto educacional contemporâneo. Como metodologia, será utilizada a pesquisa bibliográfica qualitativa exploratória e documental. Como resultados parciais de uma pesquisa em andamento vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A relevância social desta pesquisa reside na urgência de se refletir sobre os impactos da militarização da educação sobre os direitos fundamentais dos estudantes, a autonomia docente e os princípios democráticos do ensino público.

  • Palavras-chave
  • Experiência pedagógica. Comportamento padronizado. Dispositivos disciplinares
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica