Resumo Simples
Este trabalho situa-se no campo da formação de professores em interface com o campo do letramento literário, com foco na formação de docentes como leitores e mediadores de leitura na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Parte-se da constatação de que a presença da literatura nos cursos de formação docente nem sempre se dá de forma estruturada e integrante da matriz curricular das licenciaturas em Pedagogia , o que pode comprometer o desenvolvimento do professor como leitor e, consequentemente, como mediador capaz de produzir mediações que promovam a formação das crianças como leitores literários. A pesquisa busca responder à seguinte questão: quais concepções de leitura, literatura e letramento orientam o currículo e as práticas pedagógicas do curso, bem como identificar os saberes e repertórios literários construídos pelos licenciandos para atuar pedagogicamente com textos literários. O estudo tem por objetivo analisar a educação literária no Curso em Pedagogia, discutindo a formação dos licenciandos como mediadores de leitura e promotores do letramento literário e da formação de crianças leitoras. O referencial teórico articula os estudos de Cosson (2006), que compreende o letramento literário como uma prática social que promove a escolarização da literatura não como uma disciplina escolar, mas como uma linguagem que apresenta características próprias, que a distingue de outros textos; com os de Colomer (2007), que reforça a importância da mediação do professor para que o aluno construa uma relação significativa com a literatura. Essa discussão se amplia com as contribuições de Lajolo (1996), ao compreender a leitura como um fenômeno cultural e histórico. A abordagem metodológica é de natureza qualitativa, que pretende captar concepções, sentimentos, modos de ser e de pensar dos sujeitos participantes. O lócus do estudo é a Universidade Estadual de Montes Claros. A produção de dados, que permitirão a análise da realidade, tem por suporte a análise documental (Proposta Pedagógica do Curso de Pedagogia, planos de ensino dos professores), questionários e entrevistas com discentes e docentes do curso. A pesquisa tem relevância social ao contribuir para a reflexão sobre a proposta curricular do curso, para fortalecimento do papel da literatura na formação de professores.
Referências
COLÔMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução de Angélica Madeira. São Paulo: Global, 2007.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. 2. ed. São Paulo: Ática, 1996.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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