O AUTISMO E A INCLUSÃO ESCOLAR

  • Autor
  • JAILSON DA SILVA OLIVEIRA
  • Co-autores
  • Isabella Alves de Siqueira Freire , Carla Beatriz Leite dos Santos
  • Resumo
  • O Transtorno do Espectro Autista (TEA), conforme descrito no DSM-5-TR é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento, com início geralmente observado nos primeiros anos da infância, o diagnóstico é baseado em critérios específicos, divididos em duas categorias principais: déficits persistentes na comunicação e interação social, e padrões restritos e repetitivos de comportamento.

    A inclusão escolar, enquanto processo de inserção de pessoas com deficiência, deve superar a integração superficial e criar condições reais para o desenvolvimento pleno de cada indivíduo, a sociedade, muitas vezes enfrenta desafios para valorizar as diferenças devido a preconceitos históricos, falta de educação inclusiva e resistência às mudanças culturais. No entanto, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) estabelece fundamentos importantes para promover a inclusão e combater essas barreiras. No artigo 4º inciso III, artigo 58 e 59, estabelece que a educação deve ser organizada de forma a atender as necessidades dos alunos, considerando as diversidades e especificidades de cada um tendo por base os princípios da igualdade e o princípio de acesso e permanência a educação, portanto, os alunos com deficiência devem ter atendimento especializados quando for necessário, preferencialmente na rede regular de ensino No âmbito escolar, no caso dos alunos com autismo é papel da escola e da comunidade inserir esses alunos. A instituição de ensino pode fazer isso através de adoção de estratégias e ferramentas pedagógicas, sem tentar homogeneizar ou mascarar aquelas diferenças, sempre valorizando as potencialidades e as características de cada um, garantindo que ela desenvolva sua autonomia e independência ao longo do tempo, esse processo deve ser conduzido de maneira gradual e respeitosa, sempre considerando as necessidades individuais de cada aluno, o objetivo é que progressivamente a criança necessite cada vez menos do auxílio do acompanhante especializado, sem no entanto, comprometer seu bem-estar ou aprendizagem. 

  • Palavras-chave
  • Autismo, Inclusão escolar, Educação
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
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