DOCILIZAÇÃO DOS CORPOS: A EDUCAÇÃO TRADICIONAL SOB A PERSPECTIVA DE FOUCAULT

  • Autor
  • Hellen Queren Nogueira Alves Dias
  • Co-autores
  • César Rota Júnior
  • Resumo
  • A escola tradicional, ao longo da história, assumiu o papel de normalizadora de comportamentos e condutas, reproduzindo uma lógica disciplinar que molda corpos e subjetividades. Assim, partindo de uma leitura foucaultiana, a educação tradicional contribui para a docilização dos corpos no espaço escolar. Nesta pesquisa objetivou-se analisar a função disciplinar da escola tradicional a partir dos estudos de Michel Foucault. A pesquisa estruturou-se na abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica. Foram analisadas obras e artigos que abordam a temática da educação tradicional e os dispositivos de controle segundo o referido autor. A partir da perspectiva foucaultiana, concluiu-se que o modelo tradicional de escola, ao invés de promover a emancipação, atua como aparelho disciplinador que condiciona os corpos e as subjetividades.

  • Palavras-chave
  • Educação Tradicional. Foucault. Docilização dos Corpos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
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