Resumo Expandido O presente estudo traz como título “O Ensino de Artes no Ensino Fundamental em uma Escola da Rede Pública em Brasília de Minas – Minas Gerais”, com a finalidade de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia. Buscou discutir de forma ampla o papel do professor no ensino de Arte, contando com uma revisão bibliográfica, com autores como: Barbosa (2005), Barbieri (2012) e Ferraz; Fusari (1999). O mesmo, revelou que a prática da educação artística nas escolas enfrenta diversos desafios e reforçou a importância de investimentos na formação continuada, disponibilização de materiais e flexibilização curricular para que o ensino de Artes se torne mais significativo e proveitoso. Introdução A Arte está presente em todo o âmbito cultural das vivências dos seres humanos desde muito tempo. A disciplina faz parte do currículo, e é de ensino obrigatório. Entretanto, a tendência é que outras disciplinas possuam uma maior valorização do que essa. Desta maneira, o interesse pela presente pesquisa se fundamentou no fato de que na infância (e se estendendo para a vida adulta) o assunto Artes tende a ser pouco discutido em sala e até mesmo na sociedade em que vivemos, apesar de estar presente em tantas questões do cotidiano das pessoas. Justificativa e problema da pesquisa Tratada de forma a ser levada com pouca ou nenhuma importância tanto no desenvolvimento cognitivo quanto no cultural, e colocada em segundo plano em relação as demais disciplinas, quando na verdade deveria ser uma das principais fontes de apoio interdisciplinares para o aprendizado dos estudantes (Barbosa, 2005). Junto a isto, vem a curiosidade de como podem ser trabalhadas e exploradas tão diversas formas de liberdade e identidade artísticas no dia a dia dos educandos. A problemática da pesquisa vem em: Como se dá o ensino de Artes no Ensino Fundamental? Objetivos da pesquisa O objetivo geral se baseou em discutir de forma ampla o papel dos professores com relação ao ensino de Artes no Ensino Fundamental, e como a escola também pode colaborar para um bom desempenho desses educadores, na elaboração das atividades e na disponibilização de materiais para as aulas. Já os específicos buscaram identificar como se dá esse ensino de artes na instituição; reconhecer as metodologias e materiais utilizados pelos educadores da escola; analisar as condições dadas aos professores para que esse ensino aconteça de forma fluida e reconhecer os resultados obtidos no ensino de Artes e sua relação com os objetivos educacionais mais amplos. Referencial teórico que fundamenta a pesquisa É muito importante a análise da maneira de abordar determinados assuntos, tanto sociais, quanto culturais, de forma a colocar o aluno como ser participante e pensante, e em como se dá as formas de expressão individuais e coletivas, fazendo o uso das Artes em suas diversas formas assim como sugere Barbieri (2012). Essa discussão abriu espaço também, para observações que corroborem para um melhor trabalho dos profissionais de educação, atuarem de forma autônoma na hora de pesquisar e implementar determinadas intervenções e assuntos mais aprofundados em relação ao tema, possibilitando que os mesmos façam uma mediação satisfatória para os estudantes (Ferraz; Fusari, 1999). Procedimentos metodológicos A pesquisa teve cunho qualitativo, e além da revisão bibliográfica, foi feita coleta de dados a partir de uma entrevista feita em uma Escola Estadual da rede pública de ensino na cidade de Brasília de Minas - Minas Gerais, com participação de quatro professoras que atuam no Ensino Fundamental.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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