GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE PARTICIPATIVO

  • Autor
  • Inara Geovana Araujo Aguiar
  • Co-autores
  • Hellen Queren Nogueira Alves Dias , Ana Rita Garcia Baleeiro , Júnea Tatiane Damasceno Oliveira
  • Resumo
  • A gestão democrática na educação é um princípio essencial para a construção de ambientes escolares participativos e inclusivos. A problemática pautou-se em: como os princípios de participação coletiva e autonomia são percebidos e aplicados nas escolas públicas de Janaúba–MG?. Objetivou-se analisar a prática da gestão democrática no ambiente escolar. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, com revisão teórica e entrevistas semiestruturadas com diretores, supervisores e professores da rede pública de Janaúba–MG. Realizada por acadêmicas do 6º período de Pedagogia da Unimontes, a investigação integrou as atividades da disciplina de Gestão da Educação. Concluiu-se que a gestão democrática está presente nas escolas pesquisadas, valorizando a participação ativa de todos os envolvidos.

  • Palavras-chave
  • Gestão democrática. Escola. Participação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
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