Resumo Simples
Este trabalho se justifica pela investigação das principais dificuldades de aprendizagem da literatura, durante o processo de alfabetização. Inserida no campo da pesquisa em Educação, mais especificamente no eixo temático Alfabetização, Letramento e outras Linguagens, a pesquisa parte do princípio de que o letramento literário ultrapassa a decodificação de textos, envolvendo a compreensão, a interpretação e a interação em contextos significativos, na sua aplicação cotidiana, tendo em vista que questões como essas precisam ser repensadas e trabalhadas na prática docente, no processo de apropriação do letramento. Nesse sentido, é possível pensar sobre quais são os maiores obstáculos que os alunos encontram ao desenvolver o letramento literário, durante a fase de alfabetização. A pesquisa fundamenta-se na necessidade de entender por que muitas crianças, mesmo após dominarem habilidades básicas de leitura e escrita, ainda apresentam muitas dificuldades de aprendizagem, baseando-se, para isso, em estudos de Cosson (2006) e Soares (2004). Em uma abordagem qualitativa, por meio da aplicação de questionário a seis professores alfabetizadores em uma escola pública de Educação Básica de Montes Claros-MG, pretende-se investigar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes durante o processo de alfabetização; analisar como a literatura pode ser um instrumento pedagógico essencial para o desenvolvimento da leitura e da escrita; avaliar as práticas pedagógicas no âmbito do letramento literário. Desse modo, embora em andamento, a pesquisa é socialmente relevante por defender o letramento literário como forma de atribuir sentido aos textos.
Referências
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, p. 5-17, 2004.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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