INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO INFANTIL: PRATICAS NO CUIDAR E EDUCAR, PERSPECTIVAS E DESAFIOS.

  • Autor
  • Larissa Antunes da Silva
  • Resumo
  • Este resumo aborda a importância da Educação Infantil como etapa essencial do Ensino Básico, conforme a BNCC, que defende o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos por meio de brincadeiras, interação e protagonismo infantil. Critica a prática da “educação bancária”, ainda comum em muitas escolas, e valoriza iniciativas pedagógicas mais participativas, embora ainda minoritárias. Ressalta que o planejamento do professor deve seguir o Projeto Político-Pedagógico da escola e ser contínuo, indo além da escolha de atividades, incluindo observação, avaliação e respeito ao desenvolvimento individual de cada criança.

  • Palavras-chave
  • Educação, Infância, Planejamento
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Infâncias e Educação Infantil
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica