Este trabalho propõe a filosofia como uma ferramenta pedagógica para aprimorar a linguagem oral e escrita de alunos do Ensino Fundamental. O estudo justifica-se pela necessidade de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo nas crianças, considerando a importância da oralidade e escrita para sua formação integral.
A filosofia, nesse contexto, é vista como um meio para fomentar o questionamento, incentivar diálogos significativos, encorajar a reflexão escrita e desenvolver empatia e ética comunicativa, sendo adaptável a diferentes faixas etárias. A pesquisa busca desmistificar a ideia de que a filosofia é exclusiva das séries finais, defendendo sua aplicação em todos os anos escolares, com conceitos ajustados à idade dos alunos.
A problemática central é como integrar conceitos filosóficos no ensino de crianças de diversas idades para promover a formação de indivíduos críticos e reflexivos, estimulando o pensamento ético e o diálogo. Para isso, os objetivos incluem: identificar conceitos filosóficos adequados a cada faixa etária; desenvolver estratégias pedagógicas que integrem a filosofia ao ensino da linguagem; propor atividades práticas (rodas de diálogo, escrita reflexiva); e avaliar a eficácia dessas metodologias.
A fundamentação teórica baseia-se em autores como Paulo Freire (diálogo crítico), Lev Vygotsky (desenvolvimento da linguagem em interações sociais), Hannah Arendt (reflexão ética) e Matthew Lipman (Philosophy for Children). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com observações participativas, análise documental e aplicação de atividades. O projeto está em fase de elaboração e planejamento para futura implementação, visando impactar positivamente o ensino e formar alunos mais reflexivos, éticos e comunicativos.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica