A FILOSOFIA COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: PROMOVENDO PENSAMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO EM TODAS OS ANOS ESCOLARES.

  • Autor
  • Karina Teles Ferreira
  • Co-autores
  • Alda Cássia Ribeiro Costa
  • Resumo
  • Este trabalho propõe a filosofia como uma ferramenta pedagógica para aprimorar a linguagem oral e escrita de alunos do Ensino Fundamental. O estudo justifica-se pela necessidade de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo nas crianças, considerando a importância da oralidade e escrita para sua formação integral.

    A filosofia, nesse contexto, é vista como um meio para fomentar o questionamento, incentivar diálogos significativos, encorajar a reflexão escrita e desenvolver empatia e ética comunicativa, sendo adaptável a diferentes faixas etárias. A pesquisa busca desmistificar a ideia de que a filosofia é exclusiva das séries finais, defendendo sua aplicação em todos os anos escolares, com conceitos ajustados à idade dos alunos.

    A problemática central é como integrar conceitos filosóficos no ensino de crianças de diversas idades para promover a formação de indivíduos críticos e reflexivos, estimulando o pensamento ético e o diálogo. Para isso, os objetivos incluem: identificar conceitos filosóficos adequados a cada faixa etária; desenvolver estratégias pedagógicas que integrem a filosofia ao ensino da linguagem; propor atividades práticas (rodas de diálogo, escrita reflexiva); e avaliar a eficácia dessas metodologias.

    A fundamentação teórica baseia-se em autores como Paulo Freire (diálogo crítico), Lev Vygotsky (desenvolvimento da linguagem em interações sociais), Hannah Arendt (reflexão ética) e Matthew Lipman (Philosophy for Children). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com observações participativas, análise documental e aplicação de atividades. O projeto está em fase de elaboração e planejamento para futura implementação, visando impactar positivamente o ensino e formar alunos mais reflexivos, éticos e comunicativos.

  • Palavras-chave
  • Oral; Escrita; Pensamento.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
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